Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Futsal do Sporting CP com certificação cinco estrelas

Por Sporting CP
27 maio, 2024

Distinção da FPF como entidade formadora no masculino e no feminino

O Sporting Clube de Portugal, e mais concretamente a secção de futsal, recebeu da Federação Portuguesa de Futebol a certificação como entidade formadora cinco estrelas tanto no masculino como no feminino.
 
Um reconhecimento que enche de orgulho Rodrigo Pais de Almeida, membro do Conselho Directivo do Sporting CP, que em declarações aos meios de comunicação do Clube falou sobre o que representa este prémio. 
 
“Representa o atingir de dois objectivos claros que perseguíamos nos últimos dois anos. Recordo que tínhamos apenas três estrelas, o que não estava de todo de acordo com os pergaminhos do Sporting CP enquanto Clube, até pelo nosso contributo para o futsal nacional. Lançámos um programa interno onde definimos a curto prazo o que chamamos de “mínimos olímpicos” que eram as quatro estrelas (atingidas no ano transacto), e no longo prazo chegar ao patamar de excelência das 5 estrelas”, começou por dizer o responsável. 
 
“Em apenas dois anos foi feito um trabalho transversal à própria secção de futsal envolvendo a DTOM [Direcção Técnica Operacional das Modalidades], o COD [Centro de Optimização Desportiva], o Departamento Médico, Scouting, etc, bem como todos os escalões que nos permitiram conseguir equivaler a força da nossa formação e da nossa performance competitiva à organização que colocamos todos os dias em prática”. 
 
Questionado sobre o que diz esta distinção sobre a capacidade organizativa e dinamismo da secção de futsal do Sporting CP, Rodrigo Pais de Almeida explicou. 
 
“Diz sobretudo que o Sporting Clube de Portugal não é apenas líder nos resultados. Por vezes é preciso avaliar não só como nos vêem de fora, mas ter brio no trabalho que desenvolvemos diariamente com centenas de jovens e adultos, e que o mesmo tenha esse selo de qualidade entregue por uma entidade independente como neste caso pela FPF. O Sporting CP compete mais do que pelos resultados, compete pela excelência. E essa é conseguida não pelos recursos financeiros, mas sim pelo poder da organização, do método, dos recursos humanos, da forma de trabalhar e dedicação que colocamos em cada dia a trabalhar pelo Clube. E não há segredos, há alma”, garantiu.
 
Para o dirigente Leonino, chegar às cinco estrelas em simultâneo nos dois géneros é sinal de caminho igual que foi e vai continuar a ser trilhado. 
 
“O projeto do futsal feminino no Sporting Clube de Portugal está muito vivo e este é um sinal claro do que queremos para ele. Queremos atingir a liderança à custa do que são os valores e a missão do Clube, que nos deram a liderança no masculino. No nosso ADN, a nossa formação, a professora Teresa Jordão tem sido essencial neste processo e tem prestado um serviço ímpar ao Clube. Esta distinção diz-nos que o caminho escolhido foi o certo. Os processos e a substância estão onde sempre desejámos e ao nível das melhores práticas. Se conjugarmos isso com os resultados da nossa formação feminina, em que temos em quantidade e qualidade jogadoras internacionais jovens (até às sub-21) e onde disputamos todos os títulos nacionais, dá-nos conforto saber que o crescimento destas jovens aliado a alguma experiência poderá dar muitos frutos a curto/médio prazo na equipa sénior feminina também”. 
 
Rodrigo Pais de Almeida não tem dúvidas de que a certificação cinco estrelas do Sporting CP como entidade formadora no futsal é o corolário de um esforço de equipa de toda a secção de futsal do emblema Leonino. 
 
“Representa um marco histórico e que exigiu um esforço adicional de todos. Representa o atingir de algo que perseguíamos com afinco. E representa o selar com as cinco estrelas da excelência e qualidade da nossa formação e da nossa performance. Como o nosso Presidente disse há cerca de uma semana nos festejos do Campeonato Nacional de futebol na Praça do Município, ganhar é bom, mas não há nada como ganhar sem nunca abdicar dos nossos valores, missão e princípios. O futuro da modalidade não muda porque é o da total exigência. Apostamos no ADN Sporting desde a formação até aos seniores disputando sempre todos os títulos em que estamos inseridos”.
 
Rodrigo Pais de Almeida vincou ainda a marca distintiva do futsal do Sporting CP e a força que este tem para o desporto nacional.
 
“O contributo do Sporting Clube de Portugal para o futsal nacional é ímpar. É impossível, ou é um exercício de falta de coerência intelectual, dissociar o desenvolvimento e crescimento do futsal português do Sporting CP e do trabalho que tem sido desenvolvido de forma sustentada pelo Clube. E se não quisermos falar dos títulos nacionais e internacionais sucessivos e da performance da sua equipa profissional, poderíamos falar nos troféus conquistados pelos diversos escalões da nossa formação. Não são esporádicos, mas contínuos, sustentados e recorrentes.
As conquistas europeias e mundiais das selecções nacionais de juniores e seniores são uma das marcas indeléveis do nosso Clube, e são também a prova da excelência do trabalho desde a base até à equipa profissional que o Nuno Dias e o Paulo Luís trouxeram nos últimos 12 anos ao futsal nacional”.