Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Allan Guilherme é reforço

Por Sporting CP
11 Jul, 2024

Pivô goleador chega do SC Braga para os Tetracampeões Nacionais

A equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal já tem uma cara nova para 2024/2025. Allan Guilherme, pivô brasileiro de 24 anos, reforça as opções de Nuno Dias depois de se ter destacado, ao serviço do SC Braga, como uma das figuras da última Liga: totalizou 28 golos em 33 jogos durante 2023/2024, dos quais 23 foram apontados no campeonato, onde acabou como segundo melhor marcador.

Já equipado a rigor com a camisola do Sporting CP para a nova temporada, Allan Guilherme falou pela primeira vez como Leão e destacou o “sentimento extraordinário” por fazer parte do “melhor clube do mundo”.

"Estou muito grato a todos os companheiros que me ajudaram a chegar até aqui. É um sentimento que fica marcado para toda a minha vida. Jogar num clube que é conhecido em todo o mundo é o sonho de qualquer criança. Estou muito grato por estar aqui", afirmou em declarações aos meios de comunicação Leoninos, garantindo também que foi fácil tomar a decisão de se juntar aos actuais Tetracampeões Nacionais.

"Houve muitas sondagens de outros clubes, mas nunca foi uma questão financeira. Foi sempre por me identificar mais com a forma de jogar e pelos adeptos excepcionais. Depois da final [da Liga] tive a certeza total de que tinha de representar este clube. O pavilhão estava extraordinário e tinha de vir para sentir essa sensação a meu favor", revelou o goleador, que embora ainda não tenha jogado como local no Pavilhão João Rocha já tem sentido o carinho dos Sportinguistas: "O meu Instagram não pára de receber mensagens (risos). Estive ansioso por não saber quando tudo se iria concretizar, mas agora estou muito feliz".

Natural de São Paulo e com passagem pela formação do SC Corinthians, Allan Guilherme ingressou no futsal português em 2018/2019 através da AD Fundão e, depois, rumou ao SC Braga, onde em cinco temporadas totalizou 135 jogos, 77 golos e 31 assistências e conquistou ainda uma Taça de Portugal (2023/2024).

Como provam, sobretudo, os números das suas últimas duas épocas (54 golos em 63 jogos), "fazer golos" é o que o destaca, atirou prontamente o jovem pivô, que já ensaiou o seu festejo característico, agora, de Leão ao peito. Ainda assim, Allan Guilherme afirma-se, acima de tudo, como “um jogador de equipa” e revelou estar “bastante preparado” para a exigência do treinador Nuno Dias, com quem está desejoso de começar a trabalhar.

"Posso oferecer o que sempre fiz no futsal, mas quero que o Nuno [Dias] me ajude a melhorar em cada aspecto, seja ofensivo, defensivo ou mental. (…) Sempre tive boa relação com os meus treinadores e espero que com o Nuno seja igual ou melhor. Quero desfrutar do melhor treinador do mundo no melhor clube do mundo", realçou, antes de se dirigir aos adeptos do Sporting CP para traçar a sua ambição de Leão ao peito para 2024/2025.

"A [UEFA Futsal] Champions [League] tem de ser nossa e o Penta[campeonato] tem de chegar no próximo ano", sublinhou, sem esconder o entusiasmo por poder disputar pela primeira vez a principal competição europeia de clubes da modalidade. "É o sonho de qualquer um. Estou feliz por saber que o meu trabalho está a ser reconhecido e quero desfrutar. Espero poder ajudar o Sporting CP", concluiu o pivô.

Já Rodrigo Pais de Almeida, vogal do Conselho Directivo, não escondeu que Allan Guilherme era “um jogador seguido há anos” e pedido pela equipa técnica do futsal verde e branco. "Vínhamos a conversar com o SC Braga, esta foi a terceira vez e, como diz o ditado, 'à terceira foi de vez'", revelou, elencando de imediato algumas das qualidades do novo pivô dos Leões.

"É um jogador com um potencial imenso, que pode jogar não só a pivô, mas também a ala. É muito forte fisicamente, joga bem de contra-ataque, a pivô de referência, de frente também e não apenas de costas e é formado localmente, o que é um dado muito importante", atentou o dirigente do emblema de Alvalade, considerando que, juntamente com Zicky Té e Anton Sokolov, Nuno Dias terá à disposição “três pivôs jovens de classe mundial”.

"Vem reforçar uma posição onde, arrisco-me a dizer, somos a melhor equipa do mundo, e ainda temos o Andriy [Dzyalo], o nosso sub-20, que vai ficar no plantel dos seniores, portanto é uma posição onde estamos muito bem e completamente descansados", afirmou.

Por sua vez, à margem da apresentação de Allan Guilherme, Rodrigo Pais de Almeida aproveitou para enaltecer a "postura exemplar do SC Braga neste processo", resultando num "acordo bom para os clubes e para os jogadores em causa". Em sentido contrário, o pivô Hugo Neves deixou o Sporting CP para rumar ao SC Braga.

"É um jogador com cerca de 12 anos de Sporting CP e não é fácil despedirmo-nos de um jogador de nossa casa e com tanto Sporting CP a correr nas veias. Desejo-lhe felicidades do ponto de vista pessoal, colectivamente não posso fazê-lo, porque vai jogar muitas vezes contra o Sporting CP. Do fundo do coração, todos aqui no grupo e no Clube desejamos o melhor para o Hugo Neves, mas também com muita segurança que nos voltaremos a cruzar e a ser felizes juntos, assim a evolução dele continue como foi feita até aqui", realçou, por fim.