Futuro assegurado no futsal
06 Nov, 2024
Duas contratações e cinco renovações nos juniores
O Sporting Clube de Portugal continua a assegurar o futuro do futsal, modalidade onde tem sido dominador ao longo da última década e meia, e assinou novos contratos com sete jovens atletas: duas contratações (Luís Montes e Rafael Ruela) e cinco renovações (Renato Almeida, Leonildo Injai, Tomás Silva, Miguel Malhão e Tiago Rodrigues).
Integrados no plantel sub-19, os Leões já trabalham regularmente com os seniores de Nuno Dias, à semelhança de muitos outros nomes ao longo das últimas temporadas.
Luís Montes, de 17 anos, chega a Alvalade proveniente do CR Leões de Porto Salvo e admitiu que este salto "já era um objectivo há muito tempo". "Trabalhei muito para chegar aqui. É um clube com muita história, muitas referências. Treinar com o Alex Merlim é uma honra e consegui realizar um sonho. (...) A proposta do Sporting CP era irrecusável", disse aos meios de comunicação Leoninos.
Rafael Ruela, de 16 anos, jogava no CS São João e admitiu ter sentido "muito trabalho e cansaço" nos primeiros tempos de verde e branco, algo "normal" de que está "a gostar": "Têm sido meses muito bons. (...) Sinto-me feliz. É o reconhecimento do meu trabalho ao longo dos anos e é um privilégio enorme. Treinar, de vez em quando, com os melhores do mundo é muito bom".
Miguel Malhão foi um dos que renovou, o que provocou "um sentimento de orgulho continuar a pertencer a esta família". "Já ambicionava há muito este contrato e é um sonho realizado. O Sporting CP é uma grande casa, fico muito orgulhoso", adicionou o jogador de 17 anos.
Olhando para cima, Miguel Malhão vê noutros casos a prova de que as oportunidades existem: "Temos muitos exemplos de jogadores da formação que estão na equipa principal, como o Zicky Té ou os irmãos Paçó, que são dos melhores do mundo. Esse é o caminho que quero seguir. (...) Quero chegar à equipa principal e ao mais alto escalão da Selecção Nacional".
Para Tiago Rodrigues, também de 17 anos, "é muito bom" renovar com o Clube. "Continuar no Sporting CP é um orgulho, há muito tempo que esperava este contrato", referiu.
Assegurando que "Nuno Dias dá sempre muito apoio e motivação" na hora de trabalhar com a equipa sénior, Tiago Rodrigues não tem dúvida de que "o Sporting CP é o clube que melhor aposta na formação no futsal". "É muito bom para os jovens. Estamos aqui a trabalhar para chegar ao mais alto nível. (...) Quero ser muitas vezes Campeão pelo Sporting CP", proferiu.
Rodrigo Pais de Almeida, membro do Conselho Directivo, esteve presente na oficialização dos novos vínculos e mostrou-se muito satisfeito por segurar um conjunto de jogadores que, "mais do que o futuro, já é o presente".
"Todos estes miúdos já trabalharam com os seniores, a maioria deles fez a pré-época deste ano. Aproveitaram, e bem, o espaço que o Campeonato do Mundo lhes deu - porque tivemos muitos jogadores nessa prova. É uma fornada para o presente. Todos eles, apesar da idade, têm elevado potencial e são internacionais por Portugal. É continuar o projecto Sporting CP, não só no futsal como em todas as modalidades. O nosso ADN é a formação e estes miúdos fazem parte de um lote restrito de jogadores nos quais temos uma aposta muito forte. Queremos ter, na equipa sénior, 60 ou 65% dos atletas formados no Clube", disse o dirigente.
Sobre os reforços, Rodrigo Pais de Almeida não poupou os elogios, assim como quando se referiu aos que renovaram: "O Luís Montes e o Rafael Ruela são dois jogadores que vêm de fora para acrescentar muita qualidade ao que já temos cá. São apostas dos treinadores da formação, mas com a validação do Nuno Dias e do Paulo Luís. Os outros já têm muitos anos do Sporting CP e isto é a recompensa por toda a evolução enquanto jogadores e homens. São o futuro do Sporting CP".