Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Uma vitória que pode valer ouro

Por Sporting CP
17 Nov, 2024

Triunfo do Sporting CP frente ao CR Leões de Porto Salvo por 5-3

A equipa principal feminina de futsal do Sporting Clube de Portugal venceu este domingo o CR Leões de Porto Salvo, por 5-3, em partida da 8.ª jornada da 1.ª fase da Liga.

Um triunfo que pode valer ouro no futuro, não apenas pela vitória das comandadas de Teresa Jordão – estreia da treinadora em jogos em casa – como também pelos efeitos psicológicos, num desempenho revelador de que a formação do Sporting CP tem condições para subir lugares na tabela classificativa.    

Com 18’06 para jogar na primeira parte, Beatriz Fonseca inaugurou o marcador para o Sporting CP, após solicitação longa com o pé da guarda-redes Ana Lopes. A guardiã apontou na direcção da companheira no momento do golo, para desfazer dúvidas sobre a autoria do primeiro momento de festa no Pavilhão João Rocha.

Numa grande jogada individual com 13’58 para jogar, a capitã Beatriz Santos quase fazia o 2-0, mas o remate saiu ligeiramente ao lado, enquanto a resposta do CR Leões de Porto Salvo aconteceu segundos depois, com Érica Ferreira a isolar-se e a rematar, descaída para a esquerda, ao lado.

Com 12’31, o 2-0, em perfeito contra-ataque, com Júlia Santos, sem ponta de egoísmo, a oferecer o 2-0 a Beatriz Santos que só teve de encostar, numa perfeita acção ofensiva das comandadas de Teresa Jordão. Com 10’42, Beatriz Fonseca quase bisava, com o Sporting CP a fazer sempre pressing muito forte sobre a portadora da bola e com isso a deixar desconfortáveis as jogadoras do clube do concelho de Oeiras.

Foi uma fase muito positiva do Sporting CP e também muito prometedora para o futuro e Sara Galhardo, a 8’01 para o intervalo a fazer o 3-0, depois de perfeita assistência de Diana Silva na zona de pivô. Uma excelente demonstração de capacidade do Sporting CP, que arrancou muitos aplausos do público Sportinguista presente nas bancadas do Pavilhão João Rocha, com uma organização defensiva muito solidária e concentrada e boas combinações de ataque, entre jogo mais apoiado e mais longo, através de aberturas na profundidade por parte do Sporting CP. 

E com 2’14 para jogar, Júlia Santos fez o 4-0, novamente com assistência de Diana Silva, muito importante no papel de pivô a segurar. Antes do intervalo, Beatriz Vicente, de pé esquerdo, ficou a centímetros do 5-0 em remate ao lado.

O CR Leões de Porto Salvo tentou o cinco para quatro nos instantes finais da primeira parte e reduziu por Inês Gonçalves, com 13 segundos e dois centésimos para jogar, com a atleta da equipa visitante a encostar ao segundo poste. 4-1 era o resultado ao intervalo a favor do Sporting CP.   

O CR Leões de Porto Salvo começou a segunda parte como havia terminado a primeira, ou seja, a jogar no cinco para quatro e Ana Rodrigues ficou perto de reduzir, em remate perigoso na área que saiu ao lado.

Com 16’07 para jogar, Inês Lima de cabeça fez o 4-2, após passe de Ana Ribeiro. O Sporting CP voltou à carga e Beatriz Fonseca quase voltava a marcar, mas o remate foi defendido por Marta Costa.

O jogo continuou nos mesmos moldes, com mais iniciativa do CR Leões de Porto Salvo, praticamente sempre a jogar no cinco para quatro e o Sporting CP a fechar ao máximo os caminhos da baliza de Ana Lopes, guarda-redes que assinou várias defesas de muito bom nível. Quando não era a guarda-redes, foi o poste, como aconteceu num remate devolvido pelos ferros, da autoria de Inês Lima, quando faltavam pouco mais de sete minutos para jogar. 

Quando com 3’42, Júlia Santos recuperou a bola em zona algo, correu pelo campo fora e fez o 5-2, com categoria, a 3’42 para jogar, já com o CR Leões de Porto Salvo com menos uma jogadora, devido à expulsão de Débora Queiroz, ficou mais claro que o Sporting CP iria conquistar uma muito importante vitória, pese o facto de Inês Lima ainda ter reduzido para 5-3, com menos de três minutos para jogar.

Vitória final do Sporting CP por 5-3 frente ao CR Leões de Porto Salvo, num jogo com bons momentos de futsal das duas equipas e índices altos de emoção, em triunfo justo e muito importante do Sporting CP.  

Sporting CP: Ana Lopes [GR], Ana Oliveira [GR], Beatriz Santos [C], Diana Silva, Beatriz Crespo, Sara Galhardo, Djamila Catombela, Beatriz Fonseca, Júlia Santos, Edna Peralta, Beatriz Marques, Ana Pereira, Beatriz Vicente, Mariana Rodrigues.