Leões de Nuno Dias rugiram mais alto até à liderança isolada
20 Jan, 2025
Noite de muita solidez superou o CR Leões de Porto Salvo (4-2)
No Pavilhão João Rocha, a equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal bateu o CR Leões de Porto Salvo por 4-2, esta segunda-feira à noite, na partida relativa à 13.ª jornada da fase regular da Liga.
Para levar a melhor sobre um dos melhores conjuntos do campeonato – actual quarto classificado -, os Leões de Nuno Dias foram extremamente competentes e arrecadaram uns importantes três pontos que, aliados ao empate do SL Benfica em Ponte de Sor (2-2), valem o ‘salto’ para a liderança isolada – com 35 pontos, mais dois que o rival encarnado.
O conjunto de Oeiras, que contou com três jovens emprestados pelo Sporting CP nas opções (Bruno Maior, Pedro Santos e Rúben Teixeira), até vinha de uma derrota com o SC Braga (0-3), mas antes disso o último desaire tinha sido mesmo frente ao conjunto de Alvalade na primeira volta (4-6).
Do lado do Sporting CP, Nuno Dias lançou um cinco inicial composto por Bernardo Paçó, Wesley, Alex Merlim, João Matos e Zicky Té e não pôde contar com Henrique Rafagnin, Tomás Paçó e Allan Guilherme, sendo que este último já não joga mais em 2024/2025 devido a lesão grave.
Até foi o CR Leões de Porto Salvo a colocar Bernardo Paçó em sentido logo a abrir, porém os Tetracampeões Nacionais rapidamente responderam - e dominaram - com Wesley a acertar no poste e tentativas muito perigosas de Diogo Santos, Merlim e Taynan. Pouco depois, Pauleta entrou na quadra e, assim, chegou à marca dos 200 jogos de Leão ao peito.
A insistência, no entanto, teve recompensa antes de cumpridos os primeiros dez minutos, mas foi preciso muita perseverança: André Sousa ainda defendeu in extremis dois remates, mas à terceira já nada pôde fazer e Diogo Santos inaugurou o marcador no Pavilhão João Rocha a favor do Sporting CP.
O domínio continuou a pertencer ao conjunto de Nuno Dias, que também se mostrou muito agressivo defensivamente para não conceder contra-ataques ao adversário. Sob esta toada, três minutos depois, os Leões voltaram a marcar: Zicky Té ‘encheu’ o pé e a bola, antes de entrar, ainda desviou em Rúben Freire para fixar o 2-0 - foi o primeiro golo do reforço ao serviço do Clube.
De forma extremamente segura, a equipa verde e branca encadeou várias posses longas e praticamente ‘manietou’ os visitantes até ao intervalo sem que o resultado sofresse alterações, embora nos últimos instantes o CR Leões de Porto Salvo tenha criado duas boas ocasiões – uma, flagrante, de Rúben Teixeira e outra de Ré travada por Bernardo Paçó.
De novo, o emblema de Oeiras reentrou atrevido no ataque e logo com uma oportunidade de Ruan Silvestre, mas Diogo Santos obrigou André Sousa a uma defesa aperta e estava lançada uma segunda parte mais repartida.
Ainda assim, o terceiro dos Leões parecia mais perto e assim foi através de uma bola parada. Num livre mesmo em cima da área, Merlim e Taynan combinaram, desposicionaram a defesa adversária e o italo-brasileiro limitou-se a atirar a contar à passagem do minuto 27.
Pouco depois, só o poste negou o 3-1 à formação visitante, que apesar do esforço já não conseguiu fazer frente ao poderio do Sporting CP. O recém-entrado Andriy Dzyalo até desperdiçou um claríssimo cara-a-cara, mas o 4-0 tornou-se realidade depois da meia hora de jogo. Wesley cobrou um canto e Taynan, sem deixar a bola cair, disparou uma ‘bomba’ para o fundo das redes.
Ainda assim, foi na recta final que o CR Leões de Porto Salvo conseguiu esboçar uma reacção mais esclarecida e eficaz. Mamadu Turé, a cinco minutos do fim, reduziu e, depois, já com a aposta no guarda-redes avançado, chegou o 4-2 – pelo meio, Diogo Santos só não ‘matou’ a partida porque acertou no poste.
Foram dois minutos praticamente passados na meia-quadra do Sporting CP, mas a vitória estava selada, bem como a subida à liderança isolada da Liga.
Antes de voltarem a jogar para a Liga, que será numa visita ao CRC Quinta dos Lombos, os Leões de Nuno Dias viram as atenções, primeiro, para a Taça da Liga (UP Venda Nova na primeira fase) e, a seguir, para a Taça de Portugal (AD Fundão nos ‘oitavos’).
Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Tatinho, Zicky Té, Diogo Santos, Wesley França, João Matos [C], Pauleta, Anton Sokolov, Bernardo Paçó [GR], Andriy Dzyalo, Alex Merlim, Taynan, Rúben Freire