Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Girão estreia-se a vencer

Por Jornal Sporting
22 Jun, 2015

Portugal derrota Alemanha por 5-2

Estreia sem surpresas para Portugal, no Campeonato do Mundo a decorrer em La Roche Sur Yon (França). ‘Os Ursos’ venceram a congénere germânica por 5-2 na primeira jornada do grupo C, depois de um surpreendente empate a dois verificado ao intervalo. O único ‘leão’ na selecção portuguesa, Ângelo Girão, jogou os 40 minutos (ao contrário dos 50 minutos habituais, nas grandes competições internacionais em que se joga várias vezes na mesma semana, o tempo é encurtado em menos cinco minutos por cada parte).

Na primeira parte, Luís Sénica optou por um cinco dividido entre benfiquistas e portistas, com o ‘leão’ a resistir na baliza os 20 minutos. Começou com Diogo Rafael, Valter Neves e João Rodrigues do Benfica, juntamente com Gonçalo Alves, terminando com os portistas Jorge Silva, Hélder Nunes e Rafa, juntamente com o valonguense Telmo Pinto. Em termos de ataque, o primeiro tempo da selecção resumiu-se praticamente ao primeiro minuto, onde fez dois golos por João Rodrigues e Gonçalo Alves.

A Alemanha conseguiu empatar antes do descanso por Yannick Peinke e Liam Hages, com Girão isento de responsabilidades nos dois tentos. No segundo tempo um livre directo convertido por Rafa voltou a colocar Portugal em vantagem, completando a vitória os golos de Diogo Rafael e João Rodrigues.

Com este resultado a selecção portuguesa estreia-se da melhor forma, defrontando segunda-feira a Áustria na segunda jornada do grupo C (19.30, hora local), equipa que venceu o Brasil por 3-2 na ronda inaugural, contra todas as expectativas.

Quanto aos restantes ‘leões’, Nico Fernández venceu mais confortavelmente na primeira jornada do grupo D, ao golear a África do Sul por 14-1. O avançado chileno jogou a titular e marcou três tentos. No outro encontro do grupo a Itália venceu dificilmente a Colômbia por 3-2. Segunda-feira haverá confronto sul-americano na segunda jornada.

João Pinto e André Centeno cometeram a proeza de empatar com a Espanha a uma bola. O jogo não começou bem para a formação angolana que sofreu o primeiro tento do jogo, pelo stick de Pedro Gil, na conversão de um livre directo a castigar um enganchamento de João Pinto, que viu a cartolina azul e não mais entrou no encontro. André Centeno, por outro lado, jogou os 40 minutos regulamentares mais os 10 do prolongamento e fez uma exibição de encher o olho. O empate acabou por surgir a sete minutos do final, por intermédio de Johe. Como os jogos não podem terminar empatados, a Espanha acabou por vencer nas grandes penalidades, onde Toni Pérez e Edu Lamas converteram dois, ao passo que os ‘Palancas Negras’ não marcaram qualquer um. França e Holanda disputam o outro encontro da segunda jornada do grupo A, sendo que amanhã não haverá jogos referentes a este grupo onde a Espanha já está apurada para os quartos-de-final.

Por fim uma referência ao grupo B, o único que não tem atletas ‘verde e brancos’, é também o único que já tem apuradas duas formações para os quartos-de-final. Na segunda ronda, Moçambique e Argentina venceram Suíça e Inglaterra por 3-1 e 8-1, respectivamente, contando com seis pontos cada. Segunda-feira será dia de descanso para este grupo.