Reviravolta acabou em goleada nos Açores
29 Mar, 2025
Leões somam e seguem na liderança do campeonato (2-6)
Depois de três jogos seguidos em casa, a equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal deslocou-se, este sábado à noite, à ilha do Pico, nos Açores, para vencer o Candelária SC por 2-6 no jogo inaugural da 21.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional.
Assim que os Leões de Edo Bosch afinaram a pontaria, transformaram o desfavorável 1-0 inaugural num 2-6 ao intervalo e encaminharam a sétima vitória seguida – a sexta no campeonato. A cinco jornadas do fim, o Sporting CP continua seguro no primeiro lugar, agora com 55 pontos, mais sete do que os rivais SL Benfica e FC Porto que ainda têm de jogar nesta ronda.
No Pavilhão de Desportos da Candelária houve um arranque de partida equilibrado, onde os açorianos, assentes num 11.º lugar de ‘limbo’ entre a fuga à despromoção e o acesso aos play-offs, não só conseguiram suster o ímpeto ofensivo dos Leões - Miguel Rocha em destaque na baliza - como ainda deixaram algumas ameaças à baliza de Ângelo Girão.
O Sporting CP, embora sempre mais perigoso, não conseguiu materializar uma série de oportunidades e até de alguns contra-ataques promissores – mérito na pressão – e acabou por ver Paolo Dias, de penálti, a adiantar o Candelária SC no marcador aos 14 minutos. No entanto, a resposta foi rápida e eficaz, como se impunha, numa frenética recta final do primeiro tempo.
Menos de dois minutos depois, João Souto stickou de ângulo apertado para o empate, a seguir, Gonzalo Romero castigou os açorianos ao converter a décima falta com sucesso e ainda ofereceu o 1-3 de ‘bandeja’ a Toni Pérez – tudo isto num intervalo de pouco mais de um minuto.
Logo a seguir, uma nova bola parada convertida pela equipa da casa ainda – agora por Joel Martin - reduziu a diferença, mas o Sporting CP foi avassalador até ao intervalo. Mais uma assistência primorosa de ‘Nolito’ permitiu a Facundo Bridge recolocar os dois golos de vantagem e duas recargas bem-sucedidas de Alessandro Verona – uma em power play e outra numa bola parada – fixaram o 2-6, que seria definitivo embora faltassem mais 25 minutos.
A segunda parte foi menos caótica em termos de jogo, mais faltosa também, e esse ritmo inferior beneficiou a gestão Leonina da liderança. Destaque, sobretudo, para os dois guarda-redes nesta fase, que entre várias defesas levaram a melhor também em bolas paradas – duas travadas por Girão e uma por Miguel Rocha.
Ainda nos últimos minutos, o jovem Diogo Bernardes (18 anos) foi lançado por Edo Bosch e estreou-se pela equipa principal.
Cumprida a missão nos Açores com categoria, segue-se uma importante recepção ao OC Barcelos na próxima jornada.
Sporting CP: Ângelo Girão [GR] [C], Diogo Bernardes, Alessandro Verona, Roc Pujadas, João Souto, Toni Pérez, Facundo Bridge, Henrique Magalhães, Gonzalo Romero, Zé Diogo [GR]