Partiu João Pedro Fernandes
16 Jul, 2015
Vencedor da Taça das Taças em 1991
“Quando soube da notícia peguei na foto da equipa vencedora da Taça das Taças em 1991 e constatei que já ficam muito poucos”. Esta reacção de António Chambell a mais um desaparecimento de um membro da equipa de 1991 diz tudo. Começam a ser muito poucos os que ainda estão entre nós.
Desta vez foi João Pedro Fernandes, vítima de doença prolongada, que partiu do Mundo dos vivos. Ingressou no Sporting em 1986, tendo conquistado o último campeonato nacional dos ‘verde e brancos’, em 1987/1988, e uma Taça de Portugal em 1990, terminando em beleza com a conquista da Taça das Taças no ano seguinte.
“Era um vencedor, um campeão, infelizmente não conseguiu vencer esta etapa. É uma notícia muito difícil de aceitar. Foi uma situação inesperada dado que as últimas indicações que tinha era que o ‘JamPê’ estava a recuperar e até estava para ir connosco a Tomar para o jogo de homenagem a João Campelo. Atrever-me-ia a dizer que nesta hora difícil o ‘JamPê’ merece todas as nossas homenagens”, refere António Chambell, denotando uma natural emoção nas palavras.
O guardião descreve o seu antigo colega de equipa como um jogador “pleno de raça, exímio patinador e persistente. Um campeão por natureza”. Fora de rinque, era um “amigo dos amigos e sem inimigos, que criava amizades em todo o lado. Uma grande perda quer no desporto nacional quer como homem”, finaliza.
O corpo encontra-se em câmara ardente na Igreja de São José, em Sassoeiros, local onde se realizará o funeral, esta quinta-feira pelas 15 horas, seguindo para o cemitério de Barcarena, para cremação dos restos mortais do antigo atleta ‘verde e branco’.