Estreia sobre rodas na Taça de Portugal
03 Dez, 2023
Goleada ao HC Mealhada e rumo aos 16-avos-de final (2-14)
A equipa principal de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal visitou e bateu, este domingo, o HC Mealhada, da III Divisão, por 2-14 no encontro dos 32-avos-de-final da Taça de Portugal.
Com muita seriedade, os Leões de Alejandro Domínguez dominaram o encontro e o marcador do início ao fim para começar da melhor maneira mais uma caminhada na prova-rainha – 1-5 era já o resultado ao intervalo. Foram os golos de Facundo Bridge (três), Henrique Magalhães (dois), Toni Pérez (cinco), Matias Platero, Alessandro Verona e Rafael Bessa (dois) que selaram a quarta vitória seguida nesta fase da época e carimbaram o passaporte para os 16-avos-de-final.
Para enfrentar o actual quarto classificado da série Norte B do terceiro escalão, Alejandro Domínguez apostou num cinco inicial composto por Zé Diogo, Alessandro Verona, Facundo Bridge, Rafael Bessa e Ferran Font – Gonzalo Romero ficou fora da ficha de jogo. E a prova de que o Sporting CP não iria facilitar chegou com apenas 14 segundos de jogo, quando Facundo Bridge inaugurou o marcador – nunca mais os Leões largaram a liderança do resultado. Pouco depois, de penálti, Henrique Magalhães também ‘facturou’ para o conjunto verde e branco.
Embora, volvidos poucos segundos, Luís Oliveira ainda tenha reduzido para o HC Mealhada, Toni Pérez, Matias Platero e outra vez Bridge materializaram a autoritária resposta Leonina ao desenhar o 1-5 ao intervalo.
E se aqui a missão já parecia bem encaminhada para o Sporting CP, num intervalo de apenas três minutos logo no reatamento - entre os minutos 28 e 31 - Toni Pérez (dois) e Henrique Magalhães voltaram a stickar para o fundo da baliza do HC Mealhada, já sem argumentos para evitar a goleada, apesar de João Pires ter apontado o 2-8 quase de imediato.
O resultado ficaria fechado quando, primeiro, Alessandro Verona e Rafael Bessa (‘bis’) juntaram o seu nome à lista de marcadores e, por sua vez, Facundo Bridge completou o seu hat-trick e Toni Pérez apontou o seu quarto e quinto golos na partida para o 2-14 final.
Começa da melhor forma a caminhada do Sporting CP em mais uma edição da prova-rainha, a qual já venceu por quatro vezes, mas que foge de Alvalade desde a temporada 1989/1990. Dado o primeiro passo em frente na Taça de Portugal, para os Leões de Alejandro Domínguez segue-se, agora, o regresso ao Campeonato Nacional e ao Pavilhão João Rocha - depois de três jogos consecutivos fora de casa - com a recepção ao SC Tomar.
Sporting CP: Rafael Bessa, Ferran Font, Alessandro Verona, Matias Platero, João Souto, Toni Pérez, Ângelo Girão [GR] [C], Facundo Bridge, Henrique Magalhães, Zé Diogo [GR].