Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Empate castigou ineficácia Leonina

Por Sporting CP
11 Jan, 2024

Superioridade e persistência sem recompensa frente ao CP Calafell (2-2)

A equipa principal de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal recebeu, esta quinta-feira, os espanhóis do CP Calafell e empatou 2-2 no embate relativo à terceira jornada do grupo B da WSE Champions League.

No Pavilhão João Rocha, que recebeu pela primeira vez esta época um encontro europeu da modalidade, os Leões entraram da melhor forma e até estiveram a vencer por 2-0, mas o oitavo classificado do campeonato espanhol - mais eficaz - reduziu a poucos segundos do intervalo e, já na segunda parte, empatou durante a melhor fase do Sporting CP. E embora tenha sido a equipa verde e branca a mais perigosa, já não conseguiu chegar à merecida vitória, apesar das várias oportunidades criadas, sobretudo no segundo tempo.

Para enfrentar o experiente CP Calafell de Ferran López - vencedores da WSE Europe Cup (ex-Taça CERS) em 2021/2022 - que chegava a Lisboa já com mais um jogo disputado, mas com os mesmos três pontos que a turma de Alvalade, Alejandro Domínguez, técnico verde e branco, apostou num cinco inicial composto por Ângelo Girão, ⁠Gonzalo Romero, Henrique Magalhães, ⁠Alessandro Verona e Toni Pérez.

Desde o início, a formação catalã bem tentou fechar todos os caminhos para a sua baliza, mas o nulo durou apenas três minutos. Assim que ‘Nolito’ se viu com espaço em zona frontal, não hesitou e stickou com potência para inaugurar logo o marcador e obrigar o CP Calafell a adoptar outra postura em pista – terceiro golo do hoquista argentino na WSE Champions League.

E a equipa visitante, vinda da cidade costeira de Calafell, situada entre Tarragona - pertence a esta província - e Barcelona, respondeu somando algumas ameaças no ataque. Então, rapidamente o duelo fez-se de vaivéns constantes e muita luta e equilíbrio.

Se para os Leões Facundo Bridge, ao poste, e Romero, stickada para defesa apertada, ficaram perto de aumentar a vantagem, do outro lado da pista emergiu o guarda-redes Girão, sempre pronto a actuar quando chamado a intervir.

Depois, para contrariar a agitação na pista, o Sporting CP teve a capacidade para ter mais bola e prolongar a sua circulação, empurrando um sempre expectante CP Calafell para a sua própria área e, assim, controlar melhor a partida.

E na recta final do primeiro tempo, fruto de uma jogada individual vistosa de Verona, com finalização a condizer também do italiano, a turma de Alvalade chegou ao 2-0 a três minutos do intervalo. No entanto, depois de Girão já ter negado o golo aos visitantes num perigoso contra-ataque, o 2-1 apareceu mesmo, por Jepi Selva, quando a buzina estava a apenas sete segundos de tocar.

Mais ameaçador entrou novamente o Sporting CP, agora na segunda parte, com inúmeras situações de golo junto da baliza de um inspirado Gerard Camps, porém sem sucesso na finalização – Bridge e Ferran Font tiveram as melhores oportunidades.

Sempre com o pé no acelerador, a superioridade verde e branca foi-se acentuando e Romero, de bola parada, também teve no stick a possibilidade de aumentar a vantagem Leonina, mas à primeira acertou no ferro da baliza catalã e na recarga o guardião levou a melhor.

Contudo, a dez minutos do fim, a eficácia que estava a faltar aos Leões teve-a um cínico CP Calafell. Na resposta a um desvio de Toni Pérez que ficou muito perto de entrar, uma rápida transição adversária culminou no penalizador golo do empate, autoria de Carles Domenech.

 

O conjunto de Alejandro Domínguez partiu para a reacção em busca da vitória e continuou a carregar sobre a baliza dos catalães, que nesta fase se defenderam como podiam e com as linhas cada vez mais baixas.

Nas derradeiras chances Leoninas, Ferran Font atirou forte, mas ao lado, e João Souto viu Gerard Camps negar-lhe o golo. No entanto, do outro lado, também Girão teve de se aplicar até à última buzina, fazendo duas enormes defesas quando os Leões estavam balanceados no ataque.

Assim, sentenciada a penalizadora divisão de pontos, Sporting CP e CP Calafell saíram do Pavilhão João Rocha da mesma maneira como tinham entrado: em igualdade pontual, mas agora com quatro pontos cada. Por sua vez, o SL Benfica, próximo adversário europeu dos Leões (jornada em atraso), assumiu a liderança isolada do grupo B com seis pontos.

Antes do dérbi, os Leões de Alejandro Domínguez têm uma deslocação marcada para o recinto do HC Sintra, respeitante à Taça de Portugal.

Sporting CP: Ferran Font, Alessandro Verona, Matias Platero, João Souto, Toni Pérez, Ângelo Girão [GR] [C], Facundo Bridge, Henrique Magalhães, Zé Diogo [GR], Gonzalo Romero.