Liliana Cá e Roman Kokoshko falham finais
02 Ago, 2024
Atletas não conseguiram qualificação
Liliana Cá e Roman Kokoshko, atletas do Sporting Clube de Portugal, não conseguiram, esta sexta-feira, a qualificação para as finais do lançamento do disco e lançamento do peso, respectivamente, nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
No caso da portuguesa, que esteve inserida no Grupo A da qualificação, a marca necessária para o apuramento directo eram os 64,00 metros. Na primeira tentativa, a lançadora de 37 anos - quinta classificada nos Jogos Olímpicos de Tóquio - não foi além dos 57,59 metros.
O nível subiu para o segundo ensaio, com Liliana Cá a atingir os 62,43 metros e a subir alguns lugares na tabela classificativa. Contudo, o terceiro lançamento ficou-se pelos 59,55 metros.
Por esta altura, a Leoa estava dependente dos resultados do Grupo B para conseguir um lugar na final, mas estes revelaram-se fatais: no conjunto dos dois grupos, os 62,43 metros de Liliana Cá significaram a queda para o 14.º posto geral a 20 centímetros da 12.ª posição - a última que passou para a final.
Já o ucraniano Roman Kokoshko foi 13.º no Grupo B da qualificação do lançamento do peso. A melhor marca do atleta do emblema de Alvalade foi 19,36 metros, longe dos 21,35 metros necessários para o apuramento directo e também dos registos dos repescados. Terminou os Jogos Olímpicos no 22.º lugar geral.
Também no atletismo, Emmanuel Eseme vai entrar em prova este sábado, disputando a primeira ronda dos 100 metros às 10h55 (hora de Portugal continental e Madeira).