Joana defronta Gili Cohen
25 maio, 2015
Judoca inicia Masters contra 7.ª do ranking mundial
Joana Ramos já se encontra em Rabat, Marrocos, onde começa amanhã o World Masters de judo. Hoje realizou-se o sorteio da categoria da judoca ‘leonina’, -52kg, que colocou a Sportinguista, uma das duas portuguesas convocadas para a prova, frente a uma das mais fortes atletas presentes.
Assim, a atleta ‘verde e branca’, actual 17.ª classificada do ranking mundial, começará por defrontar a israelita Gili Cohen, sétima melhor judoca do ranking mundial. Este ano, a primeira adversária de Joana Ramos no Masters já ganhou o Grand Prix de Tbilisi.
Em caso de vitória, a judoca portuguesa terá pela frente a japonesa Yuki Hashimoto (oitava melhor do mundo, que venceu o Grand Prix de Tóquio) ou a americana Angelica Delgado, 22.ª classificada do ranking mundial.
Recorde-se que o Masters de Rabat vai juntar algumas das melhores judocas da actualidade. Na categoria de -52kg, estarão presentes cinco das atletas que ocupam o top-7 do ranking mundial: Andreaa Chitu (Roménia), Natalia Kuziutina (Rússia), Yingnan Ma (China), Marren Kraeh (Alemanha) e Gili Cohen (Israel).
Em 2014, Joana Ramos, que ocupa actualmente uma das vagas de qualificação para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, venceu o Grand Prix de Astana, ganhou a medalha de prata no Grand Prix de Zagreb e conseguiu o bronze no Grand Prix de Tashkent.