Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Masculinos vice-campeões nacionais

Por Jornal Sporting
11 Jun, 2015

‘Leões’ cederam na final perante a Univ. Lusófona (1-4)

Terminou o ciclo vitorioso do Sporting no panorama nacional do judo. Depois de quatro épocas consecutivas a vencer, os ‘leões’ não foram além do segundo lugar no Campeonato Nacional realizado este sábado no Multiusos de Odivelas. A Universidade Lusófona, que havia disputado as quatro finais anteriores em que os ‘verde e brancos’ se sagraram campeões, foi a equipa vencedora, ao derrotar o Clube de Alvalade na final por 4-1.

A jornada começou com uma vitória acessível para os ‘leões’ por 5-0, sobre o Vitória de Setúbal, com João Santos (-60kg), Sergiu Olinic (-66kg), David Reis (-73kg), Miguel Guerreira (-81kg) e Jorge Fonseca (+81kg) a conseguirem todos os triunfos por ippon. Seguiu-se nova vitória por 4-1 perante a Escola de Judo Nuno Delgado – com mais quatro triunfos por ippon - e, na final do Grupo A, uma acessível conquista frente ao Sport Algés e Dafundo por 3-2, com os primeiros três encontros a sorrirem aos ‘leões’, por intermédio de Anri Eguditze, Manuel Sousa e Jorge Fonseca.

Na final, frente à Universidade Lusófona, os ‘verde e brancos’ foram surpreendidos. No primeiro combate Anri Eguditze perdeu por ippon com Tomás Costa a 1:23 minutos do final do combate. De seguida, a grande surpresa. O grande favorito Jorge Fonseca bem tentou bater Hugo Silva, mas o judoca universitário defendeu-se bem e criou ansiedade no adversário, beneficiando igualmente de dois yukos quando o judoca ‘leonino’ estava por cima do combate.

O terceiro confronto acabou por ser o tudo ou nada para o Sporting, e a pressão acabou por não beneficiar a exibição de Manuel Sousa que perdeu com Miguel Castro por ippon, a 3:18 minutos do fim. Os últimos dois combates pouco contavam, tendo a vitória pertencido ao ‘leão’ Sergiu Olinic e ao judoca da Lusófona, Hugo Messias.

Vitória justa da equipa universitária que surpreendeu a formação ‘leonina’, fechando-se um ciclo de quatro títulos nacionais consecutivos.

Quanto à equipa feminina, quarto lugar alcançado fruto de três derrotas em outros tantos encontros disputados, numa prova ganha pelo Vitória de Setúbal. Com uma equipa debilitada - menos uma judoca o que desde logo atribuía uma vitória às adversárias -, a formação ‘leonina’ perdeu nos três encontros por 3-2. Joana Ramos conseguiu três vitórias, enquanto Elsa Mendes alcançou dois triunfos e Joana Silva um. Doina Babcenco completou a equipa que marcou presença no Multiusos de Odivelas.