Sporting vence russos e está a uma vitória da final
19 Dez, 2015
Fighter Tbilisi é adversário nas meias-finais da Golden League
O Sporting começou da melhor forma a Golden League de judo, a maior competição de clubes da Europa que se está a disputar na cidade austríaca de Viena, ao vencer os russos do Dinamo RNO-Alania Vladikavkaz por 4-1 nos quartos-de-final do quadro masculino.
Sergiu Oleinic, 20.º do ranking mundial, deu o mote para o triunfo na categoria de -66kg, ao vencer Ferdinand Karapetian (105.º da hierarquia) em prolongamento no ponto dourado, com um wazari após 6.18 minutos que desempatou as contas. No combate seguinte, Rustam Orujov, reforço ‘leonino’ que lidera a categoria mundial de -73kg, bateu Akhtemr Gamaev por ippon ao cabo de 3.11 minutos.
No primeiro ‘match point’ para fechar os quartos-de-final, Anri Egutidze perdeu com o 60.º melhor do Mundo na categoria de -81kg, Stanislav Semenov, por ippo (1.45 minutos) mas a vitória do Sporting surgiu logo no duelo seguinte, com Nikoloz Sherazadishvili a ganhar um combate muito equilibrado decidido por castigos (3-2) frente a Murat Gasiev, um judoca com um ranking próximo na categoria de -90kg (51.º-67.º).
Por fim, e já com as contas decididas para os ‘leões’, Jorge Fonseca carimbou o regresso aos grandes palcos internacionais com uma vitória categórica frente a David Bitiev com um ippon em 1.50 minutos.
Com este triunfo, a formação ‘verde e branca’ comandada por Pedro Soares vai agora encontrar na meia-final o Fighter Tbilisi, que bateu os franceses do Sainte Genevieve Sports por 3-2. Após as derrotas iniciais de Vazha Margvelashvili (-66kg) e Nugzari Tatalashvili (-73kg), o conjunto de Leste deu a volta ao resultado com as vitórias de Avtandili (-81kg), Varlam Liparteliani (-90kg) e Adam Okruashvili (+90kg).
Na outra meia-final, os russos do Yawara-Neva, que bateram os austríacos do Galaxy Tigers Viena por 4-1, vai defrontar os alemães do TSV Abensberg, que superou os sérvios do Red Star Belgrade pelo mesmo resultado.