Foto José Cruz
Um ouro e cinco pódios no Mundial de WUKF
Por Jornal Sporting
19 Jun, 2018
19 Jun, 2018
Foram 13 os atletas leoninos que competiram na Escócia. No total, uma medalha de ouro, três de prata e duas de bronze
A secção de karaté do Sporting CP esteve em acção nos dias 14, 15, 16 e 17 de Junho no Campeonato Mundial da WUKF, que se realizou em Dundee, na Escócia. O Clube de Alvalade fez-se representar por 13 atletas, tendo no total somado uma medalha de ouro, três de prata e duas de bronze.
No primeiro dia de prova, a equipa de cadetes/juniores (Francisco Santos, Diogo Carvalho e Bernardo Serafim) eliminou os Estados Unidos, a Roménia e a Escócia nas três rondas inaugurais, conseguindo assim chegar à final. Frente a frente com a Eslováquia, os leões saíram derrotados por 10-5, alcançando a prata mundial.
Já Ana Sofia Ramos, que competiu na categoria -21 anos, perdeu por faltas contra a atleta italiana, sendo que ainda esteve a vencer por 3-2.
Disputaram-se as katas (disciplina técnica - forma) no dia seguinte. Hugo Santos e Pedro Fragoso, ao serviço dos verdes e brancos, saltaram do lote de 44 atletas para a fase seguinte, composta por 18. Porém, ambos caíram nos quartos-de-final.
Nos seniores, Gonçalo Santos, na mesma disciplina técnica, foi mais longe, chegando mesmo à restrita lista dos seis melhores - com a quarta melhor pontuação. Na final, conseguiu o prestigiante quinto lugar, apenas atrás da armada italiana.
As cadetes/juvenis (Daniela Lourenço, Beatriz Bernardo, Bruna Henriques e Catarina Ávila) competiram no sábado. Daniela, nos +60 kg, superou a rival inglesa por 6-5, mas não teve o mesmo sucesso no outro combate. Quanto a Beatriz, venceu a adversária dos Estados Unidos por 6-5 e a inglesa por 4-3, tendo perdido na final com outra atleta americana, dessa vez por 4-3, alcançando a prata.
Também as cadetes/juniores mostraram os seus dotes. Bruna Henriques, em -55 kg, superou os Estados Unidos (4-1), Itália (6-2) e Inglaterra (6-3), defrontando e triunfando, por 4-0, contra a companheira de Clube Catarina Ávila. Nesse sentido, o Sporting CP conquistou a prata e o outro desse escalão.
Em juniores, mas masculinos, Diogo Carvalho ultrapassou a Roménia (3-2), a Inglaterra (3-0) e os Estados Unidos (6-4), tendo sido derrotado, na meia-final, pela Roménia (6-2), arrecadando o bronze.
Por fim, na prova de Open, Bruna não foi além do terceiro combate, perdido por 2-1 contra o País de Gales; contudo, Sofia Ramos obteve o bronze, apesar de não ter conseguido disputar a meia-final por lesão.