"Que esta medalha seja uma reviravolta para Portugal"
23 maio, 2016
Alexis Santos foi recebido em euforia no Aeroporto de Lisboa, após ter conquistado o 'bronze' nos Europeus de Londres
Dezenas de pessoas esperavam Alexis Santos no Aeroporto de Lisboa, para o abraçar e ver de perto o tão aguardado bronze, conquistado na prova de 200m estilos nos Europeus de Londres. A medalha que orgulhosamente conquistou no último fim-de-semana, e que entrou para a história. Afinal, há 31 anos que um nadador português não arrecadava uma medalha em Europeus de Piscina Longa (Alexandre Yokochi tinha sido o último a fazê-lo, em 1985).
"É muito tempo, não é bom a natação portuguesa não ganhar uma medalha há tanto tempo. Tem de ser normal regressar de um Europeu com duas ou três medalhas”, disse o atleta do Sporting esta segunda-feira ao Jornal Sporting, em declarações à saída do aeroporto.
"Que esta medalha seja uma reviravolta nas grandes competições", acrescentou.
Uma medalha de bronze que se estende para lá dos Europeus de Londres: "Depois destes resultados tenho uma motivação extra para representar Portugal nos Jogos Olímpicos”. E o céu é o limite, acredita, "Não há nenhum atleta que não vá aos Jogos Olimpicos e não sonhe com uma medalha".
Dentro da natação, a referência para Alexis Santos é o grande companheiro Diogo Carvalho, que competiu ao seu lado na final de 200m estilos, e acabou fora do pódio, em 5.º lugar (2:00,29). Fora das piscinas, as referências são outras. "Cristiano Ronaldo, Djokovic, um pouco de todas as grandes referências que se encontram nas outras modalidades", sentenciou Alexis Santos.