Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Guilherme Pina bateu o recorde nacional absoluto dos 1.500 livres

Por Jornal Sporting
31 Mar, 2017

Nadador leonino obteve o tempo de 15.15,12 minutos e bateu um registo que já perdurava há quase 10 anos

O nadador do Sporting CP, Guilherme Pina, bateu esta quinta-feira o recorde nacional absoluto dos 1.500 metros livres, na segunda sessão da primeira jornada dos campeonatos nacionais de juvenis, juniores e absolutos, que estão a decorrer em Coimbra até domingo. O atleta dos verdes e brancos, que está a cumprir o primeiro ano de sénior na carreira, concluiu a prova com o tempo de 15.15,12 minutos, batendo uma marca que já perdurava desde Agosto de 2007. Nessa data Fernando Eurico Costa, em representação da selecção nacional, registou o tempo de 15.16,22 minutos. 

O atleta leonino precisou de menos 35,45 segundos do que o segundo classificado, Alexandre Valdagua, do Columbofilia Cantanhedense, para concluir a prova, sagrando-se dessa forma campeão nacional. Com este resultado, Guilherme Pina conseguiu ainda garantir os mínimos para participar nos campeonatos mundiais de natação em Budapeste, que se vão realizar em Julho. 

"Estou muito feliz. É um sonho realizado. Penso que fiz uma prova perfeita, correu tudo muito bem e deu tudo certo. Comecei esta temporada com algumas lesões, que me impossibilitaram de fazer melhores resultados na piscina curta", explicou no término da prova.

No primeiro de quatro dias de competição destaque ainda para Alexis Santos, que se sagrou campeão nacional nos 50 metros costas, percorrendo a distância em 25,70 segundos, contra os 26,13 de Gabriel José Lopes (Louzan Natação) e os 26,70 de Francisco Rogério Santos, também atleta do Clube leonino. Na mesma distância, mas no sector feminino, Inês Fernandes ficou na segunda posição, com o tempo de 30,20 segundos, mais 40 centésimos que Rafaela Gomes Azevedo, do Algés (29,80 segundos). 

Por fim, nos 100 metros livres masculinos o Sporting CP também esteve representado por dois atletas no pódio. Igor Mogne foi segundo (51,27 segundos), a 23 centésimos de Diogo Filipe Carvalho (Galitos/Bresimar), enquanto Francisco Rogério Santos ficou na terceira posição (52,31).