Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Mudar pouco para crescer muito

Por Jornal Sporting
02 Out, 2015

Lançamento do Campeonato Nacional de râguebi no Jornal Sporting

No primeiro ano, sagraram-se campeões nacionais da 2.ª Divisão, subiram à 1.ª e conseguiram o apuramento para o ‘playoff’ de promoção ao principal escalão do râguebi português, nas duas temporadas seguintes. A três dias de começar a quarta época desportiva, o râguebi ‘leonino’ mostra-se preparado e com o objectivo de dar continuidade a uma prestação em crescendo. “Queremos fazer melhor do que no ano passado. Já ficámos na sexta e na quinta posição e agora queremos mais. A cada dia que passa, temos mais equipa, estamos mais coesos e conhecemo-nos melhor uns aos outros, o que facilita o jogo em si e o nosso crescimento enquanto grupo”, explica Frederico Caetano Nunes, treinador da equipa principal do Sporting. E a subida à Divisão de Honra, será um objectivo legítimo? “É sempre possível subir. Ainda não sabemos quem serão os principais candidatos, mas o nosso Clube tenta sempre lutar por esse objectivo. Sabemos que não temos a qualidade de outras formações, mas se jogarmos como equipa, poderemos conseguir fazer coisas bastante engraçadas este ano”, responde sem hesitar.

Para atacar o Campeonato que agora se inicia, os ‘leões’ contam com algumas caras novas no plantel que, para além de qualidade, acrescentam um ingrediente indispensável para o sucesso na modalidade: experiência. “Optámos por não trazer tantos reforços como em outros anos para manter a coesão do grupo com quem já trabalhamos há algum tempo. Ficámos com a base do ano passado, mas fomos buscar uns quantos jogadores com experiência de 1.ª Divisão e de Honra para ajudar os miúdos que já tínhamos”, começou por explicar Frederico Caetano Nunes, continuando: “O râguebi é um jogo onde é preciso muita paciência e calma. Estes jogadores fazem com que a equipa cresça nesse aspecto e a sua experiência pode ser decisiva em alguns momentos do jogo. Isso será fundamental para conseguirmos os nossos objectivos”. 

Mas as novidades para esta época não se limitam ao plantel. Carlos Castro, treinador principal do Sporting nos três primeiros anos do râguebi ‘leonino’, saiu do projecto e Frederico Caetano Nunes assumiu o seu lugar. Na opinião do técnico, esta mudança poucas alterações trará. “Eu e o Carlos Castro sempre trabalhámos com a mesma filosofia, por isso vou tentar não mexer muito. A filosofia será a mesma que temos vindo a manter, até para os jogadores não estranharem as mudanças”, conta o ‘leão’. A pergunta impõe-se: que filosofia tem Frederico Caetano Nunes para o râguebi ‘verde e branco’? “A nossa ideia é tentar mudar a lógica do râguebi de antigamente, onde havia avançados e três quartos. Neste momento, tentamos fazer com que a equipa seja um só. Não há avançados nem três quartos; os quinze jogadores trabalham para o mesmo objectivo e constituem um só bloco, em vez de dois”, responde o treinador.

Mais do que na parte técnica, a pré-temporada do plantel ‘leonino’ focou-se especialmente na preparação física, para melhorar a condição dos atletas. Assim, Frederico Caetano Nunes confia que os seus jogadores estarão à altura do CR Técnico, embora esteja ciente das dificuldades que vai encontrar. “Vai ser um jogo bastante complicado porque o Técnico tem vários jogadores que já actuaram na equipa principal, com experiência de Honra, mas penso que nos vamos sair bem e temos equipa para vencer esse encontro”, considera o timoneiro ‘verde e branco’, que deixa uma promessa aos Sócios: “Vamos dar o nosso máximo, honrar o Clube e tentar obter o máximo de vitórias possível, que é o que todos os Sportinguistas desejam”.