Sporting CP perde 1.ª Taça Ibérica
26 Nov, 2017
Leoas não resistiram à segunda parte das espanholas do Olímpico Pozuelo (27-15)
A equipa feminina de râguebi do Sporting Clube de Portugal perdeu, ao final desta manhã, a 1.ª Taça Ibérica do género, por 27-15, encontro que decorreu no polidesportivo de Valle de las Cañas, em Madrid.
A formação orientada por Nuno Mourão ao intervalo já perdia por 17-10, com os dois ensaios das leoas a serem conseguidos por Katia Delgado. A primeira linha leonina esteve forte, bem como o espírito colectivo demonstrado, sobretudo nos ruck, e tudo parecia bem encaminhado no segundo tempo quando Leilani Perese converteu um ensaio, colocando o marcador com apenas dois pontos de diferença (17-15).
No entanto, uma fuga de Eva Aguirre a meio da etapa complementar colocou as campeãs espanholas em vantagem, por 22-15, com Irene Guerra a confirmar mais dois pontos com a respectiva conversão (24-15). A diferença tornou-se difícil de recuperar na medida em que a primeira linha do Olímpico tornou-se quase impenetrável e um pontapé de penalidade, convertido pela mesma Irene Guerra, acabou por carimbar o resultado final (27-15).
Independentemente do resultado, a equipa do Sporting CP fez parte da história do râguebi europeu, mais concretamente do ibérico, ao fazer parte do primeiro confronto entre campeãs portuguesas e espanholas, à semelhança do que já havia acontecido com os masculinos, pela primeira vez em 1965.
"Na primeira parte fomos melhores, mas no segundo tempo a experiência do Olímpico acabou por falar mais alto. É, ainda assim, um marco histórico e deve haver mais confrontos destes", declarou Isabel Osório, capitã de equipa do Sporting CP.