Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Mais uma vez donos e senhores do ténis de mesa nacional

Por Sporting CP
22 Jun, 2024

Leões conquistam nono Campeonato Nacional consecutivo

A equipa principal masculina de ténis de mesa do Sporting Clube de Portugal sagrou-se Eneacampeã Nacional, este sábado à tarde, depois de ter vencido de novo o GDCS Juncal por 3-0, agora no segundo e último jogo da final dos play-offs do Campeonato Nacional.

É o 41.º título nacional do rico palmarés verde e branco e o nono consecutivo, o qual encerra com chave de ouro mais uma época perfeita - só com vitórias - dos Leões de Chen Shi Chao. Pela terceira temporada seguida, o Sporting CP faz o pleno de troféus em Portugal, arrecadando a Supertaça, a Taça de Portugal e o Campeonato Nacional.

Depois da incontestada vitória nos Açores há uma semana, os Leões de Chen Shi Chao voltaram a cumprir a missão sem sobressaltos, desta vez em casa, no Multidesportivo do Estádio José Alvalade – com Sportinguistas presentes – para sentenciar a decisão.

Como estava previsto, fruto da lesão do mesa-tenista André Silva, do GDCS Juncal, a qual já o afastou da disputa na ilha Terceira, o Sporting CP voltou a entrar em vantagem nesta final. Desta vez, André Silva foi à mesa no jogo inaugural de pares, com Mihai Sargu, apenas para cumprir a formalidade exigida, mas devido à impossibilidade de competir a vitória neste primeiro jogo foi logo atribuída aos Leões, com par composto por Diogo Carvalho e Diogo Silva.

Então, já com 1-0 no marcador, a acção propriamente dita começou com Diogo Chen, do Sporting CP, diante de Mihai Sargu. Concentrado e eficaz, o atleta verde e branco entrou com autoridade no primeiro set, arrancando de um expressivo 7-2 para o 11-4 e, no parcial seguinte, soube ser paciente e, apesar do maior equilíbrio, levou a melhor na parte final (de 7-7 para 11-9).

Depois, Diogo Chen fecharia as contas do cara-a-cara com 3-0, porém atravessando o set mais complicado. Pese embora a desvantagem inicial de 4-8, o mesa-tenista do Sporting CP reergueu-se e de forma muito meritória, ofensiva e com poucos erros até ao 11-9 e respectivo 2-0 para os Leões de Chen Shi Chao neste segundo jogo da final.

Além disso, este triunfo já significou matematicamente o título para o Sporting CP, uma vez que em caso de necessário quarto frente-a-frente durante a tarde, programado para confrontar Bode Abiodun ao lesionado André Silva, a vitória seria novamente entregue aos Leões.

Ainda assim, Diogo Carvalho, capitão da equipa verde e branca, e Kirill Shvets continuaram a disputa na mesa, onde a formação Leonina confirmaria oficialmente a conquista em 3-0. E para fechar estas contas rapidamente, o experiente Diogo Carvalho exibiu-se de forma implacável e não deu qualquer hipótese ao seu adversário: 11-6, 11-2 e 11-2.

Entre incidências, mas com total distinção a missão estava cumprida, mais uma vez. 22 jogos e 22 vitórias depois, da fase regular até aos play-offs, os Leões de Chen Shi Chao voltaram a impor a sua superioridade para rubricar um campeonato - e uma época - de perfeição em 2023/2024. A hegemonia verde e branca no ténis de mesa continua: só o Sporting CP levanta o título, de forma ininterrupta, desde 2015/2016.

Sporting CP: Diogo Carvalho, Diogo Chen, Diogo Silva, Bode Abiodun.