Leões na final da Liga
16 Abr, 2022
Sporting CP venceu a AJ Fonte do Bastardo por 1-3
A equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal venceu, este sábado, a AJ Fonte do Bastardo nos Açores por 1-3 em partida a contar para o quinto e último jogo das meias-finais dos play-offs da Liga. Com este resultado, os Leões passaram à final da competição.
O desafio começou com o equilíbrio que estas meias-finais nos habituaram, sem nenhuma equipa a evidenciar-se por completo nos primeiros pontos do primeiro set. O Sporting CP começou, no entanto, a destacar-se e conseguiu uma diferença de cinco pontos no 3-8 e no 5-10.
A equipa Leonina mantinha a distância (13-17), mas uma enorme recuperação da AJ Fonte do Bastardo no 18-18 deitou por terra a vantagem verde e branca. O Sporting CP ainda tentou fugir, nos 18-21, com um parcial de 3-0, mas os últimos pontos foram mesmo jogados pela margem mínima entre as duas equipas. O Leão foi mais forte na luta final do set e venceu por 22-25.
Para o segundo set, o Sporting CP começou na frente, mas depressa a AJ Fonte do Bastardo apanhou os Leões e a discussão aconteceu sempre por uma diferença de um ou dois pontos. Os comandados de Gersinho alcançaram a maior e melhor diferença nos 8-12, com quatro pontos de vantagem. Mas uma recuperação da AJ Fonte do Bastardo voltou a colocar a formação dos Açores no encalce dos Leões (11-12). O Sporting CP nunca deixou de comandar este set, salvo as excepções dos empates no 17-17 e no 22-22, e voltou a colocar-se na frente e conquistou o segundo set por 22-25.
Tudo parecia encaminhado para o emblema de Alvalade encerrar o jogo e a eliminatória com uma vitória: bastava vencer mais um set, mas, agora, foi a AJ Fonte do Bastardo a comandar o set. A equipa Leonina ainda empatou no 8-8, mas o adversário ia sempre na frente e, aos 20-15, aplicou a maior diferença. Pouco depois, os visitados fecharam o set em 25-18.
No quarto set da tarde, ora pontuava o Sporting CP, ora pontuava a AJ Fonte do Bastardo. Mas era a equipa da casa quem liderava, com sucessivas vantagens, ainda que pela margem mínima. O jogo manteve-se repartido até ao fim, o que obrigou o set a ir às diferenças. Aí, o Sporting CP conseguiu o 28-30 que fechou o encontro em 1-3.
Os Leões estão na final dos play-offs da Liga, onde vão defrontar o SL Benfica.