Leões eliminados da CEV Challenge Cup
25 Jan, 2023
Voleibol perde com a AJ Fonte do Bastardo
A equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal perdeu, esta quarta-feira, por 2-3 na recepção à AJ Fonte do Bastardo para a segunda não dos quartos-de-final da CEV Challenge Cup, sendo assim eliminada da prova.
Os Leões procuravam voltar às meias-finais da competição, como fizeram em 2018/2019 e 2019/2020, e o duelo começou com um longo e entusiasmante rally que acabou por pender para os visitantes, ainda que qualquer equipa pudesse ter vencido o ponto.
O início foi equilibrado e aos 6-6 apareceu Joaquín Gallego com um tremendo bloco. Seria o primeiro de muitos do argentino, um dos melhores em quadra, na partida.
A AJ Fonte do Bastardo começou a acelerar e conseguiu criar uma vantagem confortável a meio do set, acabando por vencer por 19-25.
A resposta Leonina tinha de ser imediata, uma vez que um 0-2 eliminaria o Sporting CP, e foi isso que se viu. José Masso abriu a contagem do segundo set e Joaquín Gallego continuou a distribuir blocos, mas a turma dos Açores aguentou-se bem.
Só a partir do 21-19, quado Tiago Barth pontuou e conseguiu um ás de seguida, é que o emblema de Alvalade disparou no marcador. Brian Melgarejo fez o 24-19 com um ás e Pedro Cardoso fechou em 25-19.
Terceiro set e... Joaquín Gallego novamente em alta, agora com Brian Melgarejo também e destaque. A AJ Fonte do Bastardo até esteve a vencer por 8-11, mas o Sporting CP recuperou e cresceu.
Nos últimos pontos, foi o conjunto de João Coelho a estar mais forte e um serviço adversário para fora fez o 25-23 e o 2-1.
Era o tudo ou nada para o Sporting CP: uma vitória no quarto set levava a eliminatória para golden set, enquanto uma derrota acabava com o percurso europeu.
Os primeiros pontos foram muito disputados, com as duas equipas no limite, mas a AJ Fonte do Bastardo conseguiu um ligeiro avanço. Com um ás de Pedro Cardoso, o Sporting CP ainda se aproximou (14-15), mas os visitantes conseguiram voltar a dominar e venceram por 19-25. Assim, a passagem à meia-final estava decidida, com os Leões a ficarem de fora.
O quinto set, apenas para cumprir calendário, ainda se disputou, com vitória para a AJ Fonte do Bastardo por 10-15.
O Sporting CP volta a jogar este sábado, recebendo a AA Espinho para a Liga.
Sporting CP: Josué López (2), José Masso (12), Toms Svans (1), José Jardim (1), Kelton Tavares (1), Thiago Gelinski [C], Gabriel Bertolini (4), Pedro Cardoso (14), Gil Meireles [L], Tiago Barth (6), Brian Melgarejo (19), Joaquín Gallego (11) e João Simões [L].