Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Leoas sem margem de erro na final dos play-offs

Por Sporting CP
23 Abr, 2023

Desaire no segundo jogo frente à AJM/FC Porto (3-0)

A equipa principal feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se, este domingo, a casa da AJM/FC Porto e caiu por 3-0 no segundo jogo da final dos play-offs da Liga que decidem o título de campeão nacional – disputada à melhor de cinco jogos. Depois do desaire também no primeiro jogo (0-3), a turma de Alvalade está obrigada a vencer o próximo embate, de novo no Dragão Arena, para manter viva a luta pelo campeonato.

Neste final de tarde, tal como no Pavilhão João Rocha, as Leoas sentiram várias dificuldades e não conseguiram contrariar o jogo adversário, tendo de correr sempre atrás do resultado em todos os sets, mas novamente sem sucesso para os comandar e discutir até ao fim.

O poderio ofensivo e físico da AJM/FC Porto marcaria a diferença logo no primeiro set, que foi muito complicado para a turma de Alvalade. O conjunto azul e branco conseguiu assumir cedo a liderança (9-5), chegando, depois, a uma vantagem de seis pontos (14-8) que manteve e alargou, de forma já inalcançável, na recta final. 25-16 foi o marcador final no set inaugural.

E continuaria a revelar-se difícil encontrar um antídoto Leonino para alterar o rumo dos acontecimentos também no set seguinte, onde o emblema nortenho voltou a fazer-se com a primeira vantagem significativa (8-4), defendendo-a ferreamente com muita potência no ataque à rede.

Por sua vez, as Leoas tentavam escudar-se na sua capacidade defensiva, com algum sucesso, mas nunca suficiente para reentrar na discussão do parcial (17-11). No entanto, já com a AJM/FC Porto a um ponto de vencer o set, o Sporting CP nunca parou de remar contra a maré e mostrou uma outra cara.

Mais fiel à imagem que tem deixado ao longo desta temporada e com uma Rafaella Bonifácio – fez um ás - a causar estragos no serviço, a formação verde e branca ainda conseguiu somar um parcial de 0-4, antes de sofrer o golpe final (25-20). Apesar do desfecho, a turma de Alvalade deixou mostras que era capaz de mais se conseguisse manter-se por perto no marcador.

Ora, esse equilíbrio até apareceu no início do terceiro set (7-8), mas novamente foi a AJM/FC Porto a disparar no resultado, atingindo uma margem confortável de 17-9 - e tudo se complicou definitivamente para o lado verde e branco. Já pouco ou nada havia a fazer por parte da turma de Alvalade, que apesar do seu esforço viu como o 25-18 sentenciou o segundo jogo da final, novamente por 3-0 para a equipa azul e branca, actual bicampeã nacional.

Agora, Sporting CP e AJM/FC Porto voltam a enfrentar-se no próximo sábado, dia 29 Abril (19h00), outra vez no Dragão Arena, para o tudo ou nada. Em caso de triunfo verde e branco, a disputa continua e volta a passar pelo Pavilhão João Rocha; se for o conjunto azul e branco a vencer, a final e o título ficarão desde logo decididos.

Sporting CP: Fernanda Rodríguez (1), Bárbara Gomes, Vanessa Paquete (5), Amanda Cavalcanti, Daniana Esteves, Thaís Bruzza (6), Rafaella Bonifácio (4), Maria Maio, Greta Martinelli (1), Ana Figueiras (3), Jady Gerotto (7), Aline Timm (4), Carolina Garcez [L], Daniela Loureiro [L] [C].