Nova jornada dupla começa com passo em frente
18 Nov, 2023
Leoas foram a casa do CD Fiães buscar os três pontos (1-3)
A equipa principal feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este sábado, o CD Fiães por 1-3 no jogo da nona jornada da primeira fase da Liga. Assim, as Leoas de Rui Pedro Costa responderam da melhor maneira à eliminação europeia a meio da semana e somaram a terceira vitória seguida no campeonato.
No Pavilhão Municipal de Fiães, após uma desgastante deslocação à Sérvia, o Sporting CP fez o seu quarto jogo num intervalo de apenas dez dias e, mesmo assim, mostrou-se à altura e sempre com disponibilidade para reagir quando necessário (22-25; 21-25; 25-23; 21-25) - Lauren Bevan-Matias (15 pontos), Aline Timm (15), Amanda Cavalcanti (13) e Vanessa Paquete (12) destacaram-se individualmente. Agora, a mira Leonina já aponta ao dérbi de amanhã, domingo, em casa.
Embora recém-promovido ao escalão principal da modalidade, o CD Fiães chegava ao embate com as Leoas num bom momento – após três vitórias consecutivas por 3-0 – e num seguro sétimo lugar. Por isso, e com as duas equipas a defender bem, desde os primeiros instantes do set inaugural que a partida foi muito repartida (8-7).
O ascendente inicial até pertenceu à equipa da casa (13-9), mas o Sporting CP respondeu em força e graças a um parcial sem resposta de 0-8 deu a volta ao marcador pela primeira vez e chegou aos 15-19. Apesar do esforço nortenho na recta final, as Leoas não tremeram e fechariam com sucesso o set com Vanessa Paquete a assinar o 22-25.
Já no segundo set, depois de ter sido novamente obrigada a reagir, a formação verde e branca conseguiu a primeira vantagem mais cedo, logo aos 5-7, mas prontamente anulada com o 9-9.
Daqui em diante, as lideranças alternadas e os empates sucederam-se até que um ataque à rede de Lauren Bevan-Matias e outro, logo a seguir, de Aline Timm desfizeram o equilíbrio de forças (17-19). Novamente sem ceder até ao fim, as Leoas concretizariam o 0-2 (21-25) no encontro, desta feita com o ponto decisivo a sair de um bloco bem-sucedido.
No entanto, a tarefa verde e branca complicou-se logo à entrada para o terceiro set: o CD Fiães recompôs-se, entrou melhor e, apesar de algumas queixas Leoninas às decisões de arbitragem, dispararam até aos 11-3. De seguida, as Leoas não atiraram a toalha ao chão, mas nem uma impressionante recuperação de 13-6 para 13-15 mudaria o rumo dos acontecimentos, cujas contas se ficaram nos 25-23 para a equipa da casa depois de um incerto 23-23.
Não foi à primeira oportunidade, mas seria, sim, à segunda que o Sporting CP selaria a vitória no Norte do país. Mais uma vez, o CD Fiães voltou a entrar por cima (10-5), mas quando a turma de Alvalade chegou aos 14-14 quebrou de vez o ímpeto local e nunca mais cedeu na liderança. Sempre com vantagens de um e dois pontos até à fase decisiva do quarto set, a formação verde e branca confirmou o regresso aos triunfos com o 21-25 e respectivo 1-3 no jogo.
Com este desfecho, o Sporting CP atinge os 21 pontos, em igualdade no segundo lugar com o FC Porto (tem menos dois jogos), e continua a três do PV Colégio Efanor, actual líder à condição. Já amanhã, domingo, as Leoas regressam ao Pavilhão João Rocha e terão pela frente o rival SL Benfica.
Sporting CP: Luana Rabechy, Vanessa Paquete (12), Amanda Cavalcanti (13), Liza Kastrup, Thaís Bruzza (6), Moara Santos, Özge Kinasts (4), Thuany Bardin, Lauren Bevan-Matias (15), Jady Gerotto, Aline Timm (15), Carolina Garcez [L] e Daniela Loureiro [L] [C].