Clássico decidido na ‘negra’
16 Dez, 2023
Voleibol feminino inicia segunda fase com derrota em casa do FC Porto (3-2)
A equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal terminou 2023 com uma derrota no Dragão Arena frente ao FC Porto (3-2), este sábado, em dia de estreia na segunda fase da Liga.
As Leoas arrancaram com um triunfo por 22-25 no primeiro set e, apesar de terem visto depois as jogadoras da casa operarem a cambalhota no marcador (25-21 e 25-20), forçaram a ‘negra’ e adiaram todas as decisões. No entanto, as azuis e brancas, empurradas pelo apoio do seu público, conseguiram superiorizar-se nos momentos finais e fecharam a vitória com um 15-12.
As actuais Campeãs Nacionais entraram melhor na partida (7-4), mas a turma de Rui Pedro Costa subiu rapidamente de produção e passou pela primeira vez para a frente (9-10). A partir daí, o equilíbrio foi uma constante e o resultado de 20-20 na recta final indicava isso mesmo, só que as Leoas, muito fortes no bloco e a defender, fizeram um parcial de 0-4 e fecharam com 22-25.
Em vantagem, o Sporting CP deu depois continuidade aos bons indicadores que tinha deixado e voltou a arrancar muito competente no segundo set. Apesar de terem permitido alguns empates, as Leoas resistiram e não deixaram fugir a liderança, que chegou a ser de quatro pontos (9-13), só que na recta final (21-20) o FC Porto passou para a frente e empatou com um 25-21.
No terceiro set, o equilíbrio voltou a ser palavra de ordem, com várias alternâncias na liderança do marcador e as equipas a lutarem por cada ponto até à última. Sporting CP e FC Porto andaram sempre muito próximos, mas mais uma vez as azuis e brancas adiantaram-se já na fase final (21-18), em boa parte graças ao seu serviço, e consumaram assim a reviravolta no placard (25-20).
Obrigadas a vencer, as Leoas entraram a todo o gás no quarto set (1-4). Apesar de o FC Porto ainda ter chegado ao empate (4-4) e ter passado depois para a dianteira (15-14), chegando à recta final a vencer (23-21), o Sporting CP nunca desistiu, mostrou-se muito competitivo e foi recompensado com um parcial de 0-4 (23-25), que lhe permitiu adiar as decisões para a ‘negra’.
Aí, assistiu-se a uma intensa disputa entre as duas equipas, com pontos muitos longos e a bola a sobrevoar a rede várias vezes. Fortes a defender, as Leoas estiveram por cima até ao 8-9, momento em que a formação da casa passou para a frente até criar um fosso que seria decisivo (14-10). Mesmo anulando dois match points, o Sporting CP acabaria por sair derrotado: 15-12.
Depois deste clássico a abrir a segunda fase, o conjunto orientado por Rui Pedro Costa vai agora ter pela frente três semanas de paragem, voltando a jogar no dia 7 de Janeiro frente ao SC Braga.
Sporting CP: Luana Rabechy, Vanessa Paquete, Amanda Cavalcanti, Liza Kastrup, Thaís Bruzza, Moara Santos, Ozge Kirdar, Thuany Bardin, Lauren Matias, Jady Gerotto, Aline Timm, Carolina Garcez [L] e Daniela Loureiro [L].