Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Arranque perfeito na segunda fase continua

Por Sporting CP
19 Jan, 2024

Reviravolta com brilho frente à AJ Fonte do Bastardo (3-1)

De regresso a casa, a equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu a AJ Fonte do Bastardo por 3-1 (23-25, 25-17, 25-18, 27-25), esta sexta-feira à noite, no jogo que abriu a quarta jornada da série A da segunda fase da Liga.

Os Leões de João Coelho continuam ‘prego a fundo’ e já encadearam a sexta vitória consecutiva, a quarta em quatro jogos disputados nesta, para já, imaculada segunda fase. Para isso, tiveram de superar um conjunto açoriano ferido após a eliminação europeia - nos ‘quartos’ da CEV Challenge Cup - e que até conquistou o primeiro set, mas depois não teve argumentos para travar o ímpeto e a reviravolta Leonina, fechada num quarto set emocionante.

Com 20 pontos, Jan Galabov foi o principal destaque ofensivo dos Leões, que com estes três pontos assumiram, à condição, a liderança da tabela.

A turma de Alvalade entrou com tudo no Pavilhão João Rocha e fez-se com a liderança do set inaugural desde bem cedo (7-4). Contudo, apesar da superioridade verde e branca ter continuado (15-12), tudo mudou a partir do empate a 18, com a formação da ilha Terceira a crescer em busca de inverter o seu momento negativo - três derrotas consecutivas nesta fase da época - e conseguiu levar a incerteza para a recta final do set.

Aqui, até foram os Leões os primeiros a imporem-se com uma vantagem de dois pontos (22-20), que, no entanto, acabaria anulada com o 22-24. E a AJ Fonte do Bastardo levaria mesmo a melhor, por 23-25, graças a um serviço falhado Leonino – nesta segunda fase da Liga, o Sporting CP ainda só tinha concedido um set até então.

A reacção verde e branca não tardaria e os comandados de João Coelho voltaram a afirmar-se, agora no início do segundo set (13-8), conseguindo, desta feita, prolongar o bom momento, não só sem ceder, mas multiplicando a vantagem (22-15) - Jan Galabov esteve em destaque na linha de serviço, mas também no ataque à rede.

Daqui ao triunfo no set foi um pequeno passo, graças a uma precisa acção ofensiva do argentino Imanol Tombión, que apontou o 25-17 e devolveu a partida à ‘estaca zero’. Seria este o ponto de viragem na partida.

Já no terceiro set, depois de a AJ Fonte do Bastardo ter entrado a vencer (2-4), rapidamente o Sporting CP ‘disparou’ no marcador até aos 13-7, assente sobretudo numa grande capacidade nos blocos junto à rede. Depois, entre pontos longos e contra-ataques sucessivos, continuou a ser a formação verde e branca a menos errática, o que permitiu chegar à fase decisiva em óptima posição para confirmar a reviravolta (21-15).

Então, bastou aproveitar o pouco acerto açoriano nos serviços e juntar-lhe, por fim, um bloco de Armando Velásquez. 25-18 no set e 2-1 no marcador, deixando os Leões pela primeira vez na frente e a apenas um set de distância de vencer o encontro.

E assim foi, logo a seguir, mas até lá foi de muito equilíbrio e, sobretudo, empates sucessivos que se fez o quarto set, praticamente do início até ao fim. Até foi o emblema terceirense o primeiro a conseguir descolar para uma margem de três pontos (19-22), porém isso não abalou os Leões.

Depois da recuperação para 23-23 e de Martin Licek ter desperdiçado um primeiro match point, tudo se decidiu a seguir e em beleza. Kevin Kobrine, que já tinha levantado o Pavilhão João Rocha, voltou a fazê-lo com o 26-25 e Tombión, no serviço, assumiu a responsabilidade e apontou um ás pleno de potência e precisão, deixando os três pontos em casa e soltando os festejos na bancada.

Com este desfecho, o Sporting CP assume a liderança à condição da tabela, com 19 pontos, mais dois que o SL Benfica, que ainda tem de jogar nesta jornada. Os Leões do voleibol voltam a jogar já no domingo (16h00), novamente em casa, agora para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, diante do CA Madalena.

Sporting CP: Tiago Pereira [C], Jan Galabov (20), Kevin Kobrine (4), Vinícius Lersch, Kelton Tavares, Gonçalo Sousa [L], Lucas Van Berkel (6), Martin Licek (12), Wagner Silva (13), Gil Meireles [L], Tiago Barth, Imanol Tombión (16), Armando Velasquéz (1), Chema Carrasco.