'Negra' azeda para as Leoas
21 Jan, 2024
Sporting CP perde dérbi apesar do grande esforço (3-2)
A equipa principal feminina de voleibol perdeu o dérbi da quarta jornada da segunda fase, frente ao SL Benfica, por 3-2 (12-25, 25-22, 25-23, 25-27 e 15-8), num jogo cheio de reviravoltas e nos quais o esforço da equipa verde e branca merecia uma recompensa bem diferente no resultado.
O primeiro set teve muito pouca história, tamanha a superioridade do Sporting CP, que entrou de rompante no Pavilhão da Luz. As Leoas de Rui Pedro Costa conseguiram logo cinco pontos de vantagem (0-5), com Jady Gerotto em grande evidência no bloco e no remate e as encarnadas tiveram enormes dificuldades na recepção.
Muito mais consistente no primeiro toque, o Sporting CP pôde encontrar em Ozge Kirdar pontos de ataque seguros e eficazes, com Lauren Matias e Vanessa Paquete a somarem muitos remates bem sucedidos. As Leoas dobraram a pontuação do SL Benfica aos 6-12 e continuaram a aumentar a vantagem, que chegou a ser de 9-21 e depois de 12-24, antes de Lauren Matias fechar o primeiro set nos 12-25 com um remate poderoso e colocado.
Já no segundo set, a entrada do SL Benfica em jogo foi melhor do que a das Leoas ao conseguirem uma vantagem inicial de 6-2, que acabaria por ser decisiva para o desfecho final, pois os quatro pontos nunca foram totalmente recuperados, num set marcado ainda por uma lesão de Ozge Kirdar, que deu lugar a Beatriz Rodrigues na distribuição.
A entrada em jogo de Beatriz Rodrigues teve momentos de bom nível, mas que não foram suficientes para o Sporting CP recuperar no marcador e as Leoas cederam o set por 25-22, pese embora tenham existido boas jogadas das comandadas de Rui Pedro Costa, nomeadamente nos remates de Lauren e blocos de Jady.
O terceiro set esteve geralmente muito equilibrado. Regressada à quadra, Ozge Kirdar liderou, por bons passes na distribuição, as vantagens de 5-7, 8-11 e 13-17 e 16-19, porém o SL Benfica conseguiu recuperar no marcador e empatar a 19 pontos. Dois erros em serviço do Sporting CP acabariam por ser importantes para o resultado final no set, com o 25-23 a fechar o terceiro parcial.
No quarto set, equilíbrio foi palavra de ordem de início ao fim, pese embora terem existido diversas alternâncias de domínio no marcador, com o Sporting CP a começar melhor, fruto de acções bem conseguidas de Lauren Matias e de Jady Gerotto.
Mais à frente, foi a vez de o SL Benfica andar na frente do marcador, depois de empate a 10 pontos passar, mais tarde, a vantagem da equipa da Luz por 17-14, com o Sporting CP a apresentar maiores dificuldades na recepção. As Leoas corrigiram bem e Vanessa Paquete, num remate ao seu melhor estilo, empatou o jogo a 20 pontos.
Ponto cá, ponto lá, o jogo foi para vantagens, o Sporting CP anulou os pontos de encontro das águias e a equipa verde e branca acabaria por fechar em 25-27, graças a uma estupenda execução em habilidade de Thaís Bruzza, isto depois de Liza Kastrup e Lauren Matias também terem assinado pontos importantes, numa equipa verde e branca que voltou a evidenciar uma enorme capacidade de reagir aos momentos difíceis.
Por fim, no quinto set, a chamada 'negra', foi o SL Benfica a entrar melhor, com 3-0, mas mais à frente o Sporting CP conseguiu ficar a apenas um ponto: 5-4 e 6-5, com o SL Benfica novamente a fugir no marcador com 8-5. Vanessa Paquete, com toda a alma que lhe é reconhecida, rediziu para 8-7 num remate de entrada da rede da oposta.
Os pontos foram discutidos até ao limite, com o Sporting CP a desenvolver enorme esforço mental e físico para recuperar no marcador, mas foi o SL Benfica a prevalecer por 15-8, num jogo que teve numeroso apoio de Sportinguistas numa das bancadas do Pavilhão da Luz.
Sporting CP: Vanessa Paquete (24), Amanda Cavalcanti (8), Ozge Kirdar (2), Jady Gerotto (12), Thaís Bruzza (8), Lauren Matias (15), Daniela Loureiro [L] [C], Beatriz Rodrigues, Moara Santos, Liza Kastrup (1), Thuany Bardin, Aline Timm, Carolina Garcez [L].