Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões dão show no jogo quatro

Por Sporting CP
01 maio, 2024

Triunfo frente ao SL Benfica por 3-0 e decisões adiadas para sábado

A equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal venceu, esta quarta-feira, o SL Benfica por 3-0 e vai jogar no sábado a possibilidade de se sagrar Campeã Nacional, em jogo que vai decorrer no Pavilhão da Luz a partir das 19h00.

Uma grande exibição colectiva da equipa verde e branca (todos os jogadores com nota muito elevada), culminou na vitória pela margem máxima, num jogo em que o conjunto de João Coelho soube impor-se, sobretudo nos momentos mais decisivos, com um grande controlo das emoções e soluções simples, mas eficazes, com exibições de plano muito transcendental: o distribuidor Armando Velásquez, determinante para o Sporting CP arrancar definitivamente para vencer o primeiro set, os centrais Tiago Barth e Van Berkel, muito certeiros no centro da rede e também no serviço, e o oposto Wagner Silva, que assinou muitos pontos, entre os quais o da vitória no último set, por 27-25, isto depois de o Sporting CP ter andado atrás no terceiro parcial por 5-10 e 10-13.

Mas vamos por partes e pela história do jogo como deve ser contada: do início para o final. No primeiro set, os empates foram constantes até aos 13 pontos para cada uma das equipas, com o side-out a funcionar bem para os dois lados, ou seja, ambas as equipas a conquistarem os pontos no serviço dos adversários.

O SL Benfica teve uma pequena vantagem de dois pontos pouco depois, mas momentos muitos inspirados do distribuidor Armando Velásquez tanto no bloco, como a servir os centrais, viraram o jogo para o lado Leonino, com toda a equipa a receber bem e depois os centrais a funcionarem na perfeição. O Sporting CP conseguiu virar para 24-21 e fechou nos 25-22, para delírio dos muitos Sportinguistas presentes nas bancadas do Pavilhão João Rocha.

No segundo parcial, o Sporting CP marcou as diferenças mais cedo no marcador. Van Berkel no bloco e os remates de segunda linha de Wagner Silva foram duas das fórmulas que permitiram à equipa Leonina começar a distanciar-se no marcador e quando Wagner Silva jogou ‘ostensivamente’ com o bloco para o 14-10, o ascendente pertencia ao conjunto de João Coelho e começava a encaminhar o set para o lado verde e branco.

Esteve excelente a recepção, tal como o trabalho dos líberos e também os remates de Licek e de Galabov (muito bons serviços). O SL Benfica arriscava no serviço, mas falhava, aquilo que não fez Armado Velásquez num primoroso serviço em jeito para o 21-16. O serviço do Sporting CP foi, de resto, superior ao do SL Benfica em todo o jogo, com Galabov a servir de forma exímia em suspensão para o 24-17, com o Sporting CP a fechar o set nos 25-18.

No terceiro set, o SL Benfica arrancou mais incisivo e esteve a ganhar por 4-8, com o Sporting CP a encurtar para 8-10, depois de um bom ponto de Kevin Kobrine – muito bem os jogadores que não fizeram parte do seis inicial, mas deram importante contributo, onde se inscreve também os nomes de Vinícius Lersch e de Chema Carrasco nas substituições denominadas inversões.

Certo é que o Sporting CP teve uma notável recuperação no marcador e empatou o jogo aos 13-13, com um fantástico serviço de Galabov. O equilíbrio manteve-se com sucessivos empates até aos 20 pontos, com um excelente trabalho dos centrais a fechar pontos e a distribuição de Armando Velásquez a primar pela excelência.

Esse equilíbrio estendeu-se para lá dos 25 pontos e o set fechou nos 27-25, depois de um ponto concluído na ponta por Wagner Silva, a fazer lembrar a vitória no segundo jogo da final.

A festa fez-se a verde e branco e sábado há dérbi na Luz – jogo cinco – para decidir o Campeão Nacional. Esta quarta-feira, com a presença também notada do antigo Campeão Nacional de futebol Mário Jardel nas bancadas do Pavilhão João Rocha, houve muitos motivos para sorrir do lado dos Sportinguistas. Foi uma exibição de luxo dos comandados de João Coelho. 

Sporting CP: Tiago Pereira [C], Jan Galabov  (12), Kevin Kobrine (1), Vinícius Lersch (1), Kelton Tavares, Gonçalo Sousa [L], Lucas Van Berkel (8), Martin Licek (8), Wagner Silva (12), Gil Meireles [L], Tiago Barth (13), Imanol Tombion, Armando Velásquez (2) e Chema Carrasco.