Leões caem na Taça de Portugal
16 Fev, 2025
Sporting CP perdeu por 3-2 frente ao Leixões SC
A equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal perdeu, neste domingo, em casa do Leixões SC por 3-2 em jogo dos quartos-de-final da Taça de Portugal, sendo assim eliminada da prova.
Semana intensa dos Leões que na quarta-feira jogaram a primeira mão das meias-finais da CEV Challenge Cup diante do LKPS Lublin (0-3) e no sábado, ontem, deram a volta ao resultado na Maia e venceram o Castêlo da Maia GC por 2-3.
Este domingo, os comandados de João Coelho voltaram a jogar perante um Leixões SC mais fresco, que tinha antecipado o jogo com o SL Benfica de sábado para sexta-feira, e tentaram tudo num jogo que durou duas horas e treze minutos, mas o adversário acabou por ter maior clarividência física e mental em momentos-chave e ser mais feliz.
O Leixões SC começou logo por ganhar vantagem no primeiro set, apesar de no início ter sido ‘ponto cá, ponto lá’. Ainda assim, a meio do set a equipa da casa abriu a distância para sete pontos (17-10) e já foi difícil para os Leões recuperarem, acabando por ceder por 25-16.
No segundo set, o mais longo de todos – 36 minutos –, houve maior equilíbrio, com a partida a jogar-se quase sempre com a diferença de um e dois pontos, mas na recta final e, depois de empates dos 23 aos 26, a formação leixonense fechou em 28-26.
Assim, era imperativo que o Sporting CP conseguisse reagir no terceiro set, se não perderia logo o jogo, e foi o que fez a equipa verde e branca. O Sporting CP esteve sempre na frente, chegou a ter quatro pontos de vantagem (15-19) e levou o jogo para o quarto set, depois de fechar em 21-25.
A reacção Leonina continuou no quarto set, com a ideia de forçar a negra, e o set acabou por ser idêntico ao anterior. Ainda assim, só após 15-15 no marcador, uma vez que até aí foi o Leixões SC que jogou com a vantagem que foi quase sempre de três pontos. O Sporting CP venceu depois por 22-25 e levou o jogo à negra.
Na negra, tudo podia acontecer e foi a equipa da casa, com adeptos muito ruidosos, a levar a melhor. O Leixões SC esteve sempre no comando e fechou depois em 15-11, vencendo assim o jogo e seguindo em frente na Taça de Portugal.
O Sporting CP tem agora uma ‘semana limpa’ e só volta a jogar no próximo sábado, desta vez em casa, diante da AJ Fonte do Bastardo em jogo a contar para a 21.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional.