Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Jonas Aguenier é Leão

Por Sporting CP
10 Ago, 2024

​Internacional francês de 32 anos tem como objectivo “conquistar títulos”

Jonas Aguenier é mais uma cara nova para a equipa de voleibol do Sporting Clube de Portugal. O central francês, de 32 anos e 2,02 metros de altura, representava os italianos do Pallavolo Libertas Brianza e chega agora a Alvalade para ser mais uma opção às ordens do técnico João Coelho para enfrentar a temporada 2024/2025.

No momento da apresentação de Leão ao peito, o experiente jogador disse sentir-se “muito feliz”, até porque vestir a listada verde e branca foi um desejo do próprio.

“Escolhi o Sporting CP. Queria vir para cá e estou feliz por o Clube também me ter querido. Foi a primeira vez na minha carreira que as coisas aconteceram assim, normalmente espero pelas ofertas e depois escolho, mas desta vez disse ao meu agente que queria vir para cá e sinto-me um sortudo por estar aqui”, disse o atleta.

Durante a carreira, Jonas Aguenier passou pelos franceses do Nantes RMV, AS Cannes e Chaumont VB 52 – conquistando a CEV Challenge Cup e a Liga em 2016/2017 por este último emblema -, seguindo depois para Itália, onde vestiu as cores de Monini Marconi Volley, Verona Volley e Pallavolo Libertas Brianza. Agora, não esconde a satisfação por poder vir para Portugal e abraçar este novo desafio.

“Estive sete anos em França e estava um pouco cansado de jogar no mesmo país, sendo que depois aconteceu o mesmo em Itália. Pensei em ficar lá mais algum tempo, mas quando tive a possibilidade de mudar de país decidi vir para aqui e felizmente recebi esta oferta do Sporting CP. O Clube é espectacular”, elogiou.

O internacional francês, que venceu o Campeonato da Europa em 2015, considera que o principal atributo que poderá acrescentar à equipa é a sua “experiência”.

“Tenho 32 anos e vou para a 15.ª época enquanto profissional. Além disso, joguei num nível muito alto com a selecção francesa e na primeira divisão em Itália. Acima de tudo, sou um jogador resiliente e calmo. Nos momentos mais difíceis gosto de esperar que o adversário fique cansado para depois poder lutar até ao fim”, frisou.

Mesmo tendo admitido ainda saber pouco sobre o campeonato português, Jonas Aguenier está entusiasmado por começar a jogar e tem como foco ganhar troféus.

“Conheço alguns jogadores que estão cá e é uma nova aventura para mim, estou aqui para descobrir. Além disso, quero conquistar títulos, sinto falta disso. Ganhei muitos troféus, mas desde que fui para Itália não conquistei mais nada, portanto sinto falta disso. O principal objectivo é conquistar o máximo possível”, sublinhou.

As primeiras impressões no novo clube não podiam ter sido melhores, assim como as conversas iniciais com o técnico João Coelho, que foi crucial para a sua vinda.

“A primeira pessoa com quem falei foi o treinador, foi uma das principais razões que me fez vir para cá. Gosto de ter uma boa relação com os treinadores e temos a mesma filosofia em relação ao voleibol, o que é muito importante. Já conheci também os meus colegas de equipa e estou feliz, temos um excelente grupo”, disse.

Apesar de ter acabado de chegar, o mais recente Leão já sabe o que esperar no Pavilhão João Rocha e está ansioso por poder entrar em campo pela primeira vez.

“Vi os últimos jogos da temporada passada através da televisão e o ambiente é espectacular. Também vi alguns vídeos que o staff me enviou e mal posso esperar por experienciá-lo. Além disso, já conhecia o Clube pelo futebol e vou aproveitar para tentar descobrir as diferentes modalidades do Clube”, garantiu o francês.

A fechar, Jonas Aguenier reforçou a vontade que sente de iniciar a temporada ao serviço do Sporting CP e de ter o primeiro contacto com os Sportinguistas.

“Mal posso esperar por conhecer os adeptos. A época vai ser longa, temos muitos jogos e troféus para disputar e espero que tenhamos o Pavilhão João Rocha cheio o maior número de vezes possível para que no final todos possamos ficar felizes”.