Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Leoas somam terceira vitória consecutiva

Por Sporting CP
19 Out, 2024

​Voleibol feminino superioriza-se na recepção ao Leixões SC (3-1)

A equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal deu continuidade ao excelente arranque de época que tem vindo a protagonizar, este sábado, ao somar a terceira vitória no mesmo número de jogos na Liga, diante do Leixões SC, por 3-1.

Depois de terem derrotado o CD Fiães e o PV Colégio Efanor, em ambos os casos por 0-3, as Leoas voltaram a deixar bons sinais e venceram o primeiro set por 24-14. Apesar de o adversário ter restabelecido a igualdade (24-26) – naquele que foi o primeiro set perdido na presente época -, o Sporting CP não deu hipótese e superiorizou-se nos dois seguintes por 25-14 e 25-18.

O conjunto de Alvalade – que chegou a esta partida na liderança isolada e entrou em campo com uma camisola alusiva ao Outubro Rosa, iniciativa que alerta para a prevenção do cancro da mama – viu o jogo começar equilibrado, mas a partir do 6-6 fugiu no marcador com Irene Verasio em destaque no serviço e Amanda Cavalcanti fazer um ás (14-8).

A equipa de Rui Pedro Silva assumiu então total controlo do jogo, com a distribuidora Ozge Kinasts a servir muito bem as colegas e o bloco Leonino a revelar-se altamente eficaz, dificultando bastante a vida ao ataque da turma de Matosinhos. Já no final do primeiro set, que ficou fechado nuns esclarecedores 25-14, nota para a estreia de Melany Detzel, distribuidora internacional jovem pela Argentina de apenas 19 anos que deixou excelentes indicadores em campo.

Em vantagem no placard (1-0), a formação de Alvalade aproveitou então alguns erros não forçados do adversário para abrir um fosso considerável logo no começo do segundo set (6-2). No entanto, a resposta das visitantes – que também beneficiaram de algumas distracções Leoninas - foi imediata e resultou mesmo na sua passagem para a frente do marcador por 6-7.

Daí em diante, apesar de o Sporting CP até ter conseguido voltar a distanciar-se (13-10), o resultado alternou quase sempre entre empates e vantagens mínimas para os dois lados, com o conjunto de Matosinhos a dar boa réplica. Numa recta final muito disputada e com resultado incerto, as Leoas ainda anularam o primeiro set point adversário, mas já não evitaram o segundo e o Leixões SC venceu por 24-26.

O encontro estava agora empatado (1-1), o que deixava tudo em aberto. O terceiro parcial revelou um Sporting CP sempre na liderança a partir do 4-3, com Amanda Cavalcanti a aparecer várias vezes na costa da distribuidora e a atacar a rede com grande qualidade, ainda que as visitantes nunca tenham deixado de andar na perseguição do resultado.

Apesar disso, a partir do 8-7 as Leoas aproveitaram a maior percentagem de erro do adversário no ataque e começaram a aumentar consideravelmente a diferença no placard com um parcial de 6-1 (14-8). Dito isto, foi com naturalidade que o Sporting CP foi gerindo até final – perante a falta de argumentos das rivais -, vencendo por uns expressivos 25-14.

Ficava a faltar apenas mais um triunfo para fechar de vez o desafio, numa fase de grande confiança e coesão da equipa verde e branca. A boa entrada no quarto set reflectiu isso mesmo (7-3) e, apesar de o Leixões SC ainda se ter aproximado (14-12), a verdade é que depois disso a vantagem Leonina foi aumentando com a preciosa ajuda do serviço de Irene Verasio (18-12).

Mesmo com a formação contrária a nunca desistir do resultado, a margem era demasiado grande e o encontro terminou assim com nova vitória verde e branca, agora por 25-18.

Com este triunfo, as Leoas passam a somar nove pontos e mantêm-se como líderes destacadas, voltando a entrar em acção no dia 27, novamente no Pavilhão João Rocha, para defrontar o SL Benfica no dérbi da quarta jornada da fase regular.

Sporting CP: Maria Carlos Marques, Jéssica Miranda, Vanessa Paquete (2), Amanda Cavalcanti (10), Melany Detzel (1), Leslie Tagle (14), Daniela Barraza, Ozge Kinasts (3), Sara Dias (13), Angie Hinestroza, Irene Verasio (15), Mimosa Faria, Daniela Loureiro [L] [C], Saska Djurovic (9).