Tarefa cumprida com distinção
07 Dez, 2024
Triunfo do Sporting CP frente ao CA Madalena na Liga de voleibol
A equipa masculina de voleibol do Sporting CP venceu este sábado o CA Madalena por 3-0, em partida da 11.ª jornada e última da 1.ª volta da 1.ª fase da Liga.
Vinda de excelente vitória na 1.ª mão dos oitavos de final da CEV Challenge Cup, na Finlândia, por 1-3 diante do Akaa Volley, a equipa Leonina orientada por João Coelho cumpriu com o desejo do treinador de ver o conjunto entrar determinado e com seriedade e nos oito primeiros pontos jogados o Sporting CP tinha sete e a formação visitante tinha um, com o capitão Leonino Tiago Pereira muito bem da linha de serviço.
A equipa nortenha teve uma muito boa reacção e reduziu o marcador até aos 9-7, a exibir também bons momentos de voleibol.
Aos 12-10, numa invasão’ de Edson Valencia, a equipa visitante confirmava a vontade de mostrar serviço, com o Sporting CP a controlar as operações e a diversificar as opções de ataque, entre as pontas e o centro da rede, onde os centrais Jonas Aguenier e Alejandro Gonzalez resolviam bem os pontos.
A partir da potência de Edson Valencia no ataque e no serviço, o Sporting CP chegou aos 18-13, a anteceder uma pausa técnica pedida pelo técnico da formação proveniente de Vila Nova de Gaia, que de pouco valeu, dada a boa performance de Alejandro Gonzalez no bloco.
Aos 22-16, o destino do set estava traçado e ficou fechado nos 25-19, com serviço para a rede de um atleta da formação visitante.
No segundo set, o Sporting CP voltou a entrar mais forte, ‘embalado’ pelos ataques poderosos de Edson Valencia. A vantagem de 11-6 foi sendo bem administrada, com o bloco a funcionar bem através de Jonas Aguenier, com Armando Velásquez ou com Tiago Pereira.
A 14-6 e 18-18, a vitória do Sporting CP no set era uma inevitabilidade e ainda houve tempo para lançar os jovens da formação Pedro Abecasis e Leonel Lanção, que se integraram com qualidade no seis e Leonel a conseguir, inclusive, um serviço directo, com Pedro Abecasis e fazer o ponto 24 num ataque de ponta. O set ficou fechado nos 25-13.
No terceiro set. o Sporting CP voltou a andar sempre à frente do marcador, com a ‘velha fórmula’ de serviço agressivo e bloco e gerar contra-ataques.
A 11-6 desenhava-se a vitória Leonina no set e no jogo, que ganhava contornos ainda mais claros com o avançar do parcial. A 16-8 o técnico do CA Madalena pediu uma segunda pausa técnica, mas o Sporting CP queria resolver o jogo em três parciais e conseguiu com números finais de 25-18 e boa actuação de equipa, com uma palavra para os jovens Pedro Abecasis, que deixou apontamentos positivos no serviço e no remate - fez o último ponto do jogo - bem como de Leonel Lanção na zona de rede e no remate, através de boas suspensões.
Sporting CP: Tiago Pereira [C] (9), Jan Galabov, Vinícius Lersch (8), Kelton Tavares, Edson Valencia (8), Yurii Synytsia, Martin Licek, Gonçalo Sousa [L], Tiago Barth, Pedro Abecassis (5), Jonas Aguenier (15), Leonel Lanção (5), Armando Velásquez (2), Nicolás Perren [L], Alejandro Gonzalez (3).