Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Campeonato… Um Embuste!!!!

Por Tito Arantes Fontes
22 Out, 2020

(…) Nestes campos todos somos topo mundial! Mas não na arbitragem! Porquê? Por uma simples razão, porque a arbitragem é má! Enfeudada e servil até à medula a “velhos poderes bicolores”!

O futebol vive há décadas num verdadeiro embuste! E tivemos na jornada deste fim-de-semana mais um paradigmático exemplo do embuste em que vivemos. Foi no nosso jogo com o FC Porto, no sábado à noite. O jogo desenrolou-se sem público, mas com milhões de pessoas a assistir, em casa, pela televisão. Vergonha maior! Vergonha para o futebol português! Vergonha para a Federação Portuguesa de Futebol! Vergonha para a Liga! E tudo por causa de mais uma lamentável arbitragem!

Importa, aliás, dizer que não é por acaso que Portugal está no topo do mundo do futebol em vários dos seus intervenientes, mas não na arbitragem! Somos de primeira linha quanto a jogadores, incluindo o melhor jogador do mundo; treinadores; selecção nacional – campeões da Europa; clubes nacionais de consolidado e histórico prestígio internacional, com diversas vitorias em provas de primeiro plano internacional; dirigentes; empresários! Nestes campos todos somos topo mundial! Mas não na arbitragem! Porquê? Por uma simples razão, porque a arbitragem é má! Enfeudada e servil até à medula a “velhos poderes bicolores”! Enfeudada como todos sabemos pelo que se ouviu nas escutas do “apito azul”! Enfeudada pelo que já se sabe dos “e-mails das toupeiras vermelhas”! Ou seja, a arbitragem – que deveria ser a primeira interessada na verdade desportiva – é na verdade a que mais destrói e corrói essa mesma verdade desportiva! Digo mesmo, o VAR – que apareceu como possível panaceia para evitar tanta vergonha a que durante décadas assistimos – tem servido nas mãos dessa arbitragem apenas para demonstrar de modo ainda mais tétrico e sinistro a face dos sequazes que querem destruir o futebol português, impedindo o mesmo de viver com verdade desportiva!

Indo aos factos, no sábado assistimos a um monumental “roubo de igreja”… se fosse ao contrário chamar-lhe-iam mesmo um “roubo dos Clérigos”! Suportámos o segundo golo do FCP ao cair da primeira parte… e logo na jogada seguinte, numa resposta de Leão, o nosso Pote surgiu isolado na grande área para facturar o nosso iminente segundo golo! Impossível! O jogador do FCP – visivelmente atrás do Pote, que tinha ganho a posição dianteira – cai-lhe em cima com tudo: foi braço e mão no ombro/clavícula, resvalando para as costas, foi canela no gémeo do Pote, foi pé no pé do Pote… foram penáltis sucessivos… e o Pote, que já estava no ar para poder dominar a bola, estatela-se no coração da grande área! Penálti clarinho, limpinho e de compêndio! Tenho quase 60 anos de ver futebol! Já vi de tudo! Não preciso de explicações de ninguém! Tenho olhos! Tenho óculos… e com estes… tenho vista de lince! E conheço as leis do jogo! É penálti! Em qualquer parte do mundo! Em qualquer campo! Com qualquer árbitro! E perante isto, perante tanta evidência… o árbitro marcou mesmo penálti! Ajuizou e marcou! E bem! O pior veio depois… no VAR estava um conhecido e desde pequenino “senhor de vermelho” (o mesmo que nos atacou em Moreira de Cónegos, no final da época transacta), que – contra o Protocolo VAR, em clara e evidente violação deste (onde ficou o requisito do erro claro, grosseiro e clamoroso? Onde?) – entendeu chamar a atenção do árbitro de campo, o infeliz e titubeante Luís Godinho. Este – qual pau mandado – lá foi ver as imagens… e – pressionado como foi – desdiz o que viu no campo… volta atrás! E dá sem efeito o penálti e a expulsão do jogador do FCP por acumulação de amarelos! Inenarrável! Espectáculo degradante!

No fim do jogo dei-me ao trabalho de ficar a ver um tal de “Juízo Final” na Sport TV. Ingénuo ainda pensei que iriam dizer que o árbitro e o VAR tinham cometido um erro grave, atentatório da verdade desportiva. Não o fizeram! Comprovou-se, mais uma vez, a opinião que há anos tenho da Sport TV… é um canal de facção! No dia seguinte vi e li todos os jornais desportivos, incluindo “queimados pasquins”. Ou seja, li praticamente todos os comentários dos “experts” nacionais do ludopédio, que vivem – com algumas honrosas excepções – há pelo menos 40 anos do “poder bicolor” que se instalou no futebol português! A última moda é recuperarem velhos e medíocres árbitros que, depois de terem envergonhado a arbitragem quando “arbitravam” com a sua “habilidade” os jogos do campeonato, aparecem agora trasvestidos de modo quase virginal como “pseudo-catedráticos da ciência das regras do futebol”. Foram maus árbitros, são péssimos comentadores. Ouvi e li coisas verdadeiramente inacreditáveis… sim o protocolo do VAR foi violado, mas ainda bem que foi violado, pois não tinha sido penálti… como? Importam-se de repetir? Foi penálti! E o protocolo do VAR não permitia a intervenção deste! Dois erros monumentais de uma assentada… até escrito vi que o jogador do FCP não tocou no Pote! As mentiras soezes e as interpretações da “lei” ao serviço das “ditaduras de opinião”! Em comum o desamor que têm pela verdade desportiva! A patente e permanente cegueira acéfala e obediente ao “poder bicolor” que os comanda! O desrespeito ao Protocolo do VAR! O ódio ao SPORTING CP!

Sim, é verdade! Estamos a viver há décadas no meio de um campeonato que é um verdadeiro EMBUSTE! Um grande e colossal EMBUSTE!!!

SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE… ATÉ MORRER!!!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!