Os heróis do título!!!
11 Jun, 2021
(...) Uma equipa que foi um todo! Uma equipa que “inventou” o “Onde Vai Um, Vão Todos!!!”… que o viveu, que o experimentou, que o forjou com suor e lágrimas… e até sangue!
Dediquei já várias destas minhas colunas ao título de Campeão que perseguíamos há anos e que – agora – no dia 11 de Maio de 2021 alcançámos, depois de uma época verdadeiramente espectacular! Agradeci de coração, tentando expressar o que passa no seio da massa associativa e simpatizante do nosso Clube, ao presidente Frederico Varandas e a toda a Direcção e “estrutura”, com especial destaque para Hugo Viana! Agradeci também já a Ruben Amorim e a todo o corpo técnico que o acompanha, nas várias vertentes que gravitam à volta de uma equipa profissional de futebol!
Falta um agradecimento muito especial aos Heróis do terreno… aos Heróis das chuteiras! Aos que se apresentam em campo, equipados a rigor para defender as cores do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!
Este é um agradecimento eterno… daqueles “eternos” que são inesquecíveis, que se vão situar no domínio da lenda… do fantástico… do romântico… do belo! Da perfeição! Uma equipa que foi um todo! Uma equipa que “inventou” o “Onde Vai Um, Vão Todos!!!”… que o viveu, que o experimentou, que o forjou com suor e lágrimas… e até sangue! Uma equipa que assumiu esse lema e que brilhantemente o transportou para os milhares e milhares de Sportinguistas espalhados – como ainda agora bem demonstrado ficou – pelos “quatro cantos” do Mundo! E que nos fez – a Todos e a cada Um de nós – acreditar… acreditar que sim… acreditar que era possível sermos mesmo Campeões Nacionais! E fomos! Nesse agora “eterno e lendário” dia 11 de Maio de 2021!
Sabemos que esta fantástica equipa valeu mesmo como EQUIPA, como um todo, como uma só, como uma muralha! E sabemos que ela foi constituída por jogadores extraordinários de Esforço, de Dedicação e de Devoção… em busca da Glória do Clube… da Glória do SPORTING CP! E assim, essa – a GLÓRIA! – foi alcançada!
Destacamos – tendo todos presentes, um a um – alguns desse nossos Heróis!
COATES – El Capitán! Extraordinário de abnegação, de querer, de qualidade! Uma inolvidável época! Brilhante a todos os títulos! Soberbo a defender! Divino a golear… Salvador mesmo! O aprumo, a educação, o “saber estar”, a galhardia, o verbo, o “discurso”, tudo faz de Coates um jogador que mora e sempre morará no coração de todos os Sportinguistas! Épico o jogo de Barcelos, onde marcou dois golos contra o Gil Vicente FC, em Fevereiro deste ano… épico por essa reviravolta no marcador nos últimos dez minutos de jogo… e épico pela dedicatória de Coates ao seu amigo de sempre, ao seu irmão como lhe chamou, Santiago Garcia! O que chorámos contigo, Coates! Choraremos sempre… és dos nosso… és eternamente SPORTING CP e o SPORTING CP é eternamente teu! Obrigado, Coates!
PALHINHA – Extraordinário jogador! Soberbo! Robusto! Um pêndulo… com regra e esquadro! Um produto da nossa formação… que foi burilando e amadurecendo com outras experiências profissionais… pois bem, regressou no início desta época a Alvalade… e foi um “Veni, Vidi, Vici!”… Um pilar! Um dos obreiros fundamentais do Título! Um Campeão! E – para além das suas extraordinárias artes no terreno de jogo – foi também o artista que deu azo a um autentico “show” e “baile jurídico”… num processo em que ficou patente a razão que lhe assistia e a infâmia que, mais uma vez, o “poder bicolor” e os seus lacaios, queriam infligir ao SPORTING CP! Obrigado, Palhinha!
POTE – O goleador! O homem que chegou no Verão… sem um título de jornal, sem uma primeira página que se visse, sem um “debate televisivo”, sem uma “novela galáctica” por trás… (quase como tinha sucedido uns anos antes com Bruno Fernandes!)… sem uma referência dos “inteligentes” do costume da nossa praça, todos enfeudados às suas agendas… pois, Pote chegou… e começou, jogo atrás de jogo, remate após remate, a fazer o que melhor sabe… a jogar e a marcar golos! Muitos golos! Foi o goleador do Campeonato… o melhor marcador do Campeonato Nacional! Um médio… à frente de todos os outros… dos “incensados e endeusados” de milhões, muitos milhões…Obrigado, Pote!
ADÁN – O nosso guarda-redes! E que grande “portero” foi o SCP buscar! A sua contratação e a sua chegada também não deram nenhuma notícia… melhor assim! Os “espertos” nem deram por ela… os “sabem-tudo” nem se aperceberam! Homem seguro, experiente, proveniente da grande escola “madridista” e com experiência feita e vivida em grandes clubes espanhóis! Mostrou logo ao que vinha… vinha-nos dar pontos! E deu muitos… muitos pontos que foram fruto da quase inviolável baliza à sua guarda! Triunfo total em Lisboa e em Portugal! Momento alto da carreira deste categorizado jogador! Obrigado, Adán!
NUNO MENDES – O “benjamim”! Percebeu-se logo que era uma jóia… e daquelas que se impõem logo! Assim foi! Um jogador dos pés à cabeça! Dizendo logo no início do Campeonato, no jogo de Portimão, ao que vinha… vinha para marcar golaços e para – jogando ao nível do melhor que há no mundo como defesa-lateral – nos maravilhar! Época de grande nível! Esforço contínuo! Total entrega! Selecção A de Portugal! Valorização imensa! Produto de Alcochete! Mais um da nossa Academia!
E, por fim, TANTOS E TANTOS OUTROS JOGADORES… todos eles… MAX, FEDDAL, GONÇALO INÁCIO, NETO, QUARESMA, PORRO (outro “desconhecido”… já internacional A por Espanha!), JOÃO PEREIRA, ANTUNES (o Vitorino!), JOÃO MÁRIO (que saboroso o seu regresso a casa!), MATHEUS NUNES (que golos fundamentais contra SL Benfica e em Braga!), DANIEL BRAGANÇA (o “perfume” do futuro!), TABATA, NUNO SANTOS (endiabrado!), TIAGO TOMÁS (o nosso sempre TT!), os “chegados” PAULINHO, MATEUS REIS, os “saídos” WENDEL, VIETTO, ŠPORAR e BORJA, o “especial” PLATA… e o meu querido JOVANE, o “pronto-socorro”, que acredita sempre… e sempre pronto a resolver e a ajudar!!!
VIVA o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!!
P.S. – … persiste a vergonha do CD da Cláudia… mais 30 dias de suspensão para o exemplar Sérgio Conceição… punição esta para – mais uma vez! – cumprir nas férias, à volta de uma piscina, com caipirinha ou gin tónico na mão… é assim… quem não se dá ao respeito vai mesmo de modo acelerado de vergonha em vergonha… total falta de pudor desta gente!!! Isto sim, isto é mesmo DEGRADANTE… e não o que outros – que com isto são beneficiados e protegidos! – andam a bolsar!!!