Um regresso em pleno
28 Jan, 2022
Editorial Jornal Sporting
Era a Taça que faltava para alcançar o pleno das competições de basquetebol em Portugal, desde o regresso da equipa Leonina à modalidade em 2019/2020. No Pavilhão Multiusos de Sines, o Sporting CP bateu o SL Benfica por 66-64, num jogo em que estivemos em desvantagem no marcador durante muito tempo, mas onde a equipa de Luís Magalhães nunca deixou de acreditar e de sentir que era possível trazer para o Museu a Taça Hugo dos Santos. E assim foi.
Travante Williams transformou-se em MVP, Patton foi decisivo, Micah Downs impôs a sua lei e no meio da festa, foi especial ver a alma do grupo nas palavras do capitão Diogo Ventura e do treinador-adjunto António Paulo ao recordarem Edgar Vital. “Se ele estivesse aqui, estaria tão ou mais contente que nós”, afirmou Ventura. Disso, ninguém duvide.
Como ninguém duvida da devoção e dedicação de Paulo Gama, o “nosso” Paulinho, que já é “património” do Clube, o fiel companheiro da equipa de futebol do Sporting CP em todas as horas de qualquer dia da semana. Nesta edição do Jornal Sporting damos a conhecer a história do homem por trás da Lenda. Faz 53 anos este domingo.
No sábado, o Sporting CP estará presente na Final da Taça da Liga pela quarta vez em cinco anos. Durante a semana, bateu na meia-final por 2-1 os açorianos do CD Santa Clara que, durante a competição, já tinham eliminado o FC Porto e que provaram, mais uma vez, que há várias equipas a praticar bom futebol em Portugal.
Foi a melhor resposta ao desaire do fim-de-semana, quando a equipa de Rúben Amorim perdeu pela primeira vez, em casa, para a Liga, com o SC Braga que marcou aos 97 minutos contra a corrente do jogo e a justiça que tantas vezes não existe no futebol, num remate indefensável para António Adán.
Este fim-de-semana decide-se a primeira competição nacional, o chamado Campeão de Inverno, que será o vencedor da Taça da Liga; no próximo mês estaremos em acção em outras duas frentes, Liga e Liga dos Campeões. E em Março, será a vez dos combates da Taça de Portugal. Mas antes de começar a pensar em todas as “finais” do longo calendário, os nossos esforços devem estar concentrados apenas e somente na Allianz Cup. Que a equipa volte a responder como melhor sabe. E que o apoio dos nossos Sócios e adeptos se faça sentir bem antes do árbitro apitar para o início da final.
No próximo dia 6 de Fevereiro arranca a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato, que terá como palco o Jamor. Nesta edição também recordamos um dos nomes grandes do atletismo do Sporting CP, Dionísio Castro, que revela fé em conquistas Leoninas na competição e evoca, na primeira pessoa, histórias que enchem de orgulho a memória colectiva do Sporting Clube de Portugal.