A torta… a Champions… e o “novel” Secretário de Estado do Desporto!!!
05 maio, 2022
A TORTA − Todos nos recordamos do jogo dos oitavos-de-final da Champions League com o Manchester City FC, a 9 de Março deste ano. Empatámos esse jogo, como sabem. Mas o que quero aqui salientar é a decisão do Tribunal de Manchester que foi divulgada na semana passada, isto é apenas mês e meio depois do jogo! É que esse Tribunal inglês decidiu proibir um adepto de longa data do Manchester City, Aaron Johnson de seu nome (desconheço, naturalmente, quem seja), de entrar em estádios por um período de três anos! Razão desta sanção? Pois, o comportamento deste senhor no final desse encontro de Março passado, na altura em que os adeptos do SPORTING saíam do estádio, momento no qual começaram a voar objectos lançados por fãs ingleses: moedas, garrafas e − segundo rezam as crónicas − uma torta! Torta essa que foi lançada precisamente por Aaron Johnson, um chef de profissão, que assumiu depois o seu gesto como um "momento de loucura". Foi detido logo no local e, depois de analisadas as imagens que confirmaram o lançamento da torta, o Tribunal de Manchester decidiu aplicar a indicada proibição por três anos e ainda uma multa de 40 libras (equivalente a 47,6 euros). Aaron Johnson teve ainda uma outra sanção: foi despedido, devido ao seu "momento de loucura", do seu emprego... como chef! Agora, tortas... faz em casa!
Ora bem, e por cá, que se passa? Que se passa no nosso Portugal quanto a situações de agressão? Recordamos, a esse propósito e por exemplo, o jogo do Campeonato Nacional do SPORTING no Estádio do Dragão contra o FCP. Essa partida teve lugar no já longínquo mês de Fevereiro, concretamente no dia 11. Ou seja, um mês antes do jogo do SPORTING em Manchester. Há já quase três meses, portanto! E que decisões foram tomadas sobre as evidentes agressões de que pelo menos três dos nossos jogadores foram alvo, nomeadamente as perpetradas por elementos estranhos à ficha de jogo? Não estou a falar sobre as "decisões desportivas" (essas dariam para outra coluna!). Estou mesmo a falar das agressões cometidas por estranhos a jogadores do SPORTING! Não sobre adeptos, mas mesmo sobre jogadores! Pois, não há nenhuma decisão! Absolutamente nada! É, na verdade, escandaloso! Escandaloso que não haja nenhuma decisão sobre essa gente! Escandaloso que o estádio em causa não tenha sido já interditado! Escandaloso que o FCP continue a jogar em "casa"! Como se nada se tivesse passado. Há imagens, muitas imagens, os eventos em causa passaram milhares de vezes, filmados em vários ângulos, nos canais de notícias portugueses. Escandaloso, mesmo, que − passado que está o dobro do tempo em relação ao que se passou em Manchester − não haja nenhuma sanção aplicada aos agressores desse jogo! Caso para dizer... devem estar à espera do Verão, para cumprirem nessa altura as eventuais sanções que venham a ser aplicadas! Ai o Conselho de Disciplina, ai, ai... onde anda? O que está a fazer? É que impõe-se fazer alguma coisa! Que vergonha!!!
A CHAMPIONS - Confirmámos, no domingo passado, o apuramento directo do SPORTING para a Champions League da próxima época. Uma excelente notícia! Um objectivo fundamental do SPORTING! Este já está cumprido! E é tão importante para a vida do nosso Clube e o seu bom equilíbrio económico-financeiro! É que com esta qualificação directa são umas dezenas de milhões de euros que entram − vindos da UEFA − nos nossos cofres! Parabéns, SPORTING!
O SECRETÁRIO DE ESTADO DO DESPORTO - Este novo membro do Governo teve uma "entrada" em funções perfeitamente deplorável! Então não é que − depois de proclamar que um dos objectivos do seu cargo seria a "Luta contra a Violência!" − vai, contraditoriamente e ao arrepio do que proclamou, visitar o Dragão e o presidente do FCP. Ou seja, o presidente que nunca pediu desculpas ao SPORTING pelas agressões de que os jogadores Leoninos foram vítimas no estádio onde o secretário de Estado entendeu apresentar cumprimentos ao FCP! Que triste! Que vergonha! Demita-se já! Ou demitam-no!
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!