Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Leõezinhos

Por Pedro Almeida Cabral
07 Out, 2022

De olhos fixos no presente, temos também de prestar atenção ao que será o futuro. Pode ser que tenhamos tido esta semana um vislumbre da próxima geração de talento a chegar à equipa sénior. A folgada vitória dos juniores do Sporting Clube de Portugal na Youth League, por seis golos sem resposta do Olympique de Marseille, deixa-nos a imaginar o que poderá ser a evolução de alguns destes Leõezinhos. É certo que esta competição tem características muito próprias. Os modelos de formação variam de país para país e os jogos nem sempre têm um ritmo competitivo aproximado ao escalão principal. Ainda assim, talento é talento. Quando existe em proporções generosas, há possibilidade de explodir. Mas vamos ao jogo.

Após um início mais físico em que os franceses ameaçaram e falharam inacreditavelmente um golo certo, a superioridade técnica Leonina impôs-se com naturalidade. Um fabuloso trabalho na ponta esquerda de Afono Moreira, que partiu os rins a um defesa gaulês, culminou com um toque subtil de Rodrigo Ribeiro que inaugurou o marcador. Seria novamente o ponta-de-lança Rodrigo Ribeiro a ser decisivo, com uma assistência para Samuel Justo, que marcou o segundo. Logo de seguida, o inevitável Rodrigo Ribeiro com um passe de calcanhar assistiu Mateus Fernandes para o terceiro. Na segunda parte, mais do mesmo. O Sporting CP não tirou o pé do acelerador e seguiu a grande velocidade, com mais três golos. O quarto teria novamente a assinatura de Rodrigo Ribeiro, numa cabeçada oportuna. Bem como o quinto golo, igualmente de cabeça. Aqui chegados, é tempo de balanço. O jovem jogador Sportinguista esteve, portanto, nos cinco golos, marcando três e assistindo para dois, não desperdiçando oportunidades. Segue na terceira posição dos melhores marcadores da prova e deixa belíssimas indicações que tem asas para voar mais alto. O resto do desafio ainda teve história. Houve tempo para mais um golo, desta feita de Afonso Moreira, com um remate colocado na grande área marselhesa. O jovem extremo a coroar também uma excelente exibição, iniciada com a magnífica assistência do primeiro golo. Porém, nem só de atacantes vive esta equipa. O nosso guarda-redes, Diego Callai, defendeu um penálti, deixando as nossas redes imaculadas numa tarde perfeita. 

Seguimos em primeiro no nosso grupo com duas vitórias e um empate. Embora esteja ao nosso alcance, a qualificação não está garantida. Até agora, ficam sinais encorajadores de que podemos chegar longe na competição. Da nossa parte, devemos acompanhar, incentivar e apoiar estes Leõezinhos. Estou certo de que alguns deles irão dar-nos a satisfação de jogarem pela equipa principal no Estádio, sob ovação geral. E aí poderemos lembrar-nos como tudo começou, em jogos como este.