Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Nuno Dias

Por Pedro Almeida Cabral
05 Jan, 2023

Tal como o Sporting Clube de Portugal não existe sem os seus Sócios, as conquistas desportivas nunca existem sem o trabalho de muita gente. O sucesso não resulta nunca de um homem ou de uma mulher só. Por trás de cada atleta, de cada equipa, de cada secção, está o trabalho, muitas vezes invisível, de um conjunto de pessoas unido pela mesma causa comum. Causa essa que, no Sporting CP, consiste no Esforço, na Dedicação e na Devoção pelo Clube. Sabendo sempre que a Glória não surge em último por acaso. É porque tem de ser antecedida do resto.

Por ter esta compreensão do desporto enquanto fenómeno coletivo, não gosto de destacar singularmente alguém ao serviço do Sporting CP. Há, porém, notórias exceções. São aqueles que pela força das suas convicções, pela constância da sua visão e pela intensidade da ligação ao Clube, marcam uma era. É o caso do nosso treinador de futsal. Tendo começado há 11 anos no Sporting CP, nem por um momento se afrouxou a ligação. Além de ter ganho tudo o que havia para ganhar, Nuno Dias tem sabido reinventar-se e acompanhar a evolução da modalidade. Os sucessivos títulos, em crescendo, são disso prova. Os números falam por si: mais de 30 troféus, entre os quais duas UEFA Futsal Champions League, sete Ligas, seis Taças de Portugal, sete Supertaças e quatro Taças da Liga. A melhor época terá sido a de 2020/2021, quando fizemos um inédito quadruplete: UEFA Futsal Champions League, Liga, Taça e Taça da Liga. Recordo que nesse ano a Supertaça não se disputou. Nessa temporada, sofremos apenas uma única derrota, sendo a melhor época de sempre do futsal do Sporting CP. Convém lembrar que Nuno Dias não trabalha sozinho. Paulo Luís, o seu infatigável treinador-adjunto, acompanha-o desde 2012 e tem sempre sabido cumprir com igual mestria o seu ofício. E eu não me esqueço, e os Sportinguistas também não, quando orientou a equipa em 2017/2018 nos últimos dois jogos da fase final, que nos valeram o ansiado tricampeonato.

Este percurso, eivado de Sportinguismo, não poderia acabar. Há muito que penso que Nuno Dias ainda tem muito para dar ao Sporting CP. Ou não fosse, actualmente, o melhor técnico de futsal do mundo. A sua recente renovação até 2027, anunciada com muito humor nas redes sociais do Clube, é ter a certeza de que vamos ter uma equipa a lutar para ganhar todas as competições, nacionais e europeias, com a mesma garra que vimos na última década. Só temos de fazer a nossa parte e continuar a brindar o míster com o nosso Sportinguismo no Pavilhão João Rocha!