Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Ser injusto com os melhores

Por Miguel Braga
11 maio, 2023

Editorial da edição n.º 3923 do Jornal Sporting

Não merecíamos ter perdido a final da UEFA Futsal Champions League. E por tantas razões. A começar pela qualidade e histórico da nossa equipa, passando pelo apoio dos nossos Sócios e adeptos e pela exibição demolidora frente ao carrasco do FC Barcelona, o RSC Anderlecht, culminando com a injustiça de nos terem anulado um golo limpo na final com o AE Palma Futsal.

“Olho para o jogo e se aquele lance é penalizado com falta, todos os nossos pivôs e todos os nossos jogos acabavam com 30 faltas por jogo. Isso não acontece e os árbitros permitem que o Zicky, o Neves e o Sokolov sejam agarrados... E ali houve, parece-me estranho”, afirmou o nosso Nuno Dias no final do encontro.

Também Miguel Afonso, do Conselho Directivo do Sporting CP, foi bastante crítico, realçando o contraste entre o que a UEFA diz e o que a UEFA deixou fazer no Velòdrom Iles Balears, em Maiorca: “ontem assistimos ao jantar da UEFA, onde ouvimos um discurso bonito sobre a forma como a UEFA ia apostar, cada vez mais, no futsal pela sua dinâmica e crescimento. Hoje tivemos a final da prova, uma equipa marcou dois golos, outra um, mas afinal não valia nada disso. Bom era ir a prolongamento e decidi-lo nos penáltis. Assistimos ao descrédito total de uma modalidade que a UEFA, afinal de contas, condenou ao desprezo”.

Do lado da Federação Portuguesa de Futebol, a reacção chegou pela voz do presidente Fernando Gomes: “os jogadores Leoninos mostraram, uma vez mais, a qualidade e o talento do futsal português. Deixo uma palavra de agradecimento e também de felicitações aos vice-campeões europeus: aos atletas, à equipa técnica, ao staff e dirigentes que, seguramente, voltarão a ter a oportunidade de demonstrar que a sua ambição continuará a alimentar os maiores sonhos". Fernando Gomes disse ainda: “é de enaltecer o desempenho do Sporting CP nesta edição da Liga dos Campeões que o sortilégio dos penáltis acabou por determinar o vencedor”. Lamento, senhor presidente da FPF, mas o verdadeiro sortilégio foi anularem um golo limpo à nossa equipa. Ideia reforçada pelo que escreveu nas redes sociais André Lima, ex-treinador do SL Benfica: “este golo tirado ao Sporting na minha opinião é um autêntico roubo”.

Com a época do futebol praticamente a acabar – faltam apenas três jornadas para o final da Liga Portugal Bwin −, uma boa notícia para o mundo verde e branco: depois de mais de 300 dias de calvário, Daniel Bragança regressou ontem aos treinos. Ao jogador, todo o nosso apoio e desejos que volte mais forte que nunca. Força, Dani!