Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Andebol mais forte

Por Pedro Almeida Cabral
20 Jul, 2023

À medida que o mês de Julho avança, alinham-se os plantéis do Sporting Clube de Portugal que vão disputar as competições da próxima época. Uma equipa que parece particularmente bem apetrechada para disputar títulos é a equipa de andebol. Reforços escolhidos a dedo resultam num grupo com maior profundidade, que alia juventude à experiência. Vejamos em detalhe as novidades.

Em primeiro lugar, teria sempre de destacar o regresso de Pedro Portela. Não só por ter sido o primeiro reforço conhecido, mas porque o ponta direito é uma mais-valia indiscutível em qualquer equipa. Além disso, os onze anos de Leão ao peito, com dois Campeonatos conquistados, três Taças de Portugal, uma Supertaça e as duas Taças Challenge explicam as razões de ser um ídolo para tantos adeptos. Em termos tácticos, vem tornar mais letal o jogo pela ponta direita. E é por essa mesma razão que também contratámos Orri Thorkelsson para a ponta esquerda. O jovem internacional islandês chega depois de duas temporadas no campeonato norueguês. São dois reforços que alargam o raio de acção da equipa e dão mais soluções no jogo pelas pontas, algo que o Sporting CP necessitava.

Temos ainda o espanhol Jan Gurri. Com apenas 21 anos já é internacional pela selecção do seu país. O central, que também pode jogar como lateral, está a evoluir de forma segura. Teve uma prestação de altíssima qualidade na Liga Europeia pelo seu anterior clube, o catalão Granollers, tendo sido mesmo o terceiro melhor marcador da equipa. Tem notória criatividade na organização do jogo e certamente vai continuar a crescer connosco. Chega também João Gomes, internacional jovem português proveniente da AA Águas Santas. Este lateral direito aumenta a capacidade de rodar a primeira linha da equipa e vem de uma época bem conseguida na equipa da Maia, onde teve bons pormenores ofensivos. Por último, mas de forma alguma menos importante, a última contratação é também a mais sonante: o pivot Benjamin Jakobsen. O internacional dinamarquês, com 1,91 de altura, vai permitir uma acutilância no ataque que fará a diferença. A sua experiência acumulada na Liga dos Campeões pode bem ser decisiva nos jogos europeus do Sporting CP.

Ficámos com um andebol mais forte que o da época passada. Nomes, plantéis e soberbas não ganham títulos. Mas uma preparação cuidadosa, com contratações de qualidade, que respeita e desenvolve o trabalho das últimas duas épocas do nosso treinador Ricardo Costa, deixa-nos sempre mais perto da glória.