Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

O 102.º campeonato… SCP e Gyökeres!!

Por Tito Arantes Fontes
17 Ago, 2023

Começou, finalmente, o Campeonato! Chame-se Campeonato Nacional ou de Portugal! Para nós, Sportinguistas, respeitando a História e todos os que foram Campeões, é mesmo… a 102.ª edição do Campeonato! Desde 1921/1922 até 2023/2024!

E, por isso, nós, Sportinguistas, vamos em busca do nosso 24.º título de Campeão! É essa a verdade histórica! Os títulos de “campeão” não mudam com as alterações de “modelo competitivo”… isso nunca sucedeu, por exemplo, nos “campeonatos do mundo” ou no título de “campeão europeu” de clubes… todos eles provas em que o tal de “modelo competitivo” foi sendo alterado e − nunca por nunca − tal beliscou os títulos conquistados! Há que ser sério também nestas matérias… campeão é campeão! Sempre!

Alvalade, no último sábado à noite, vestiu-se de gala para assistir à 1.ª jornada desta temporada… jogo contra o FC Vizela, difícil adversário no ano passado e que se revelou uma dura e valorosa equipa nesta estreia do campeonato. Começámos bem, Gyökeres então começou em “grande”, em quinze minutos marcou dois excelentes golos, ambos como resultado − para além do mérito colectivo da equipa − de trabalhos individuais distintos e de inegável qualidade! Não satisfeito ofereceu ainda vários golos no resto do jogo (vide, p.ex., ainda na primeira parte, a luxuosa “assistência” para Daniel Bragança poder carimbar com um golo o seu regresso à primeira equipa!). Uma portentosa exibição desta nossa grande aquisição! Temos mesmo um grande reforço! O jogo, contudo, a partir da meia hora foi-se complicando… deixámos que assim fosse acontecendo… o Sporting, sem “matar o jogo” com o necessário terceiro golo, a “gerir” a vantagem e o nosso adversário a “crescer” e cada vez mais afoito… e a um quarto de hora do fim dá-se o “impossível” e marca dois golos de rajada! O empate fez-nos acordar da “letargia” em que nos tínhamos deixado envolver… e com um misto de “raça, pundonor e cabeça” fomos atacando o último reduto adversário… até ao último segundo, no qual a “troika atacante” do Gyökeres (sempre ele!), do “eterno” Coates e do “salvador” Paulinho, com um oportuno “tiro” deste último, nos devolveu a vitória! Estava salvo o mais importante, ou seja, os três pontos! Quanto ao resto, esperemos que Rúben Amorim tenha razão no que disse nos seus comentários finais e que efectivamente tenhamos aprendido que no nosso campeonato não há mesmo “tempo para dormir”… ou “gerir”! Uma palavra para a arbitragem: o nosso problema desta feita (e ainda bem) não passou por aí, um ou outro lance tecnicamente mal decidido, mas não foi por aí… já o mesmo, contudo e infelizmente, não podemos dizer do critério disciplinar de Fábio Melo. Acabámos com quatro amarelos… o FC Vizela − apesar de merecedor, máxime no pisão ao Afonso Moreira − com nenhum!

A jornada completou-se na 2.ª feira, com os jogos dos nossos principais rivais. Podiam ter escorregado os dois, sendo que no fim só um se estatelou… e com estrondo! Os “azuis” fizeram pela vida e − sem brilho − safaram-se, terminando a partida com dez jogadores, após terem sofrido justa expulsão. Já os “encarnados” protagonizaram um final de jogo de “quinta categoria”, sofrendo o empate (indiscutível penálti a favor do Boavista) e − não satisfeitos − agravaram ainda mais a situação ao permitirem no final dos “descontos” um contra-ataque de antologia, daqueles de “régua e esquadro”, merecedor de figurar em qualquer enciclopédia de futebol, coroado com o golo da sua derrota! António Nobre, o árbitro deste último jogo, merece − como a crítica bem assinalou − nota alta pelo seu corajoso comportamento, cumprindo e fazendo cumprir as regras do futebol. Oxalá a arbitragem siga mesmo por este caminho de rigor, coragem e decência!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

P.S 1 − Chegou o Hjulmand! Tudo aponta para mais um reforço de grande nível! Bem-vindo!

P.S 2 −  E que dizer do sucesso das Gamebox? Pela primeira vez, mais de 30 mil! Esgotadas! Há “Green List” de espera! Parabéns, Sportinguistas!