Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

O futuro é já amanhã

Por Juvenal Carvalho
17 Ago, 2023

Foi num estádio com 37.172 espectadores ávidos de assistir a um jogo oficial de futebol, que chegou o doce sabor da entrada do Leão com o pé direito, num jogo em que existiu um Sporting CP de duas faces. O arrasador, que demonstrou a capacidade de Viktor Gyökeres, um verdadeiro "matador", e o Leão sofrível parecendo perdido em determinados momentos, em que só o golo salvador de Paulinho, quase caído do céu, acabaria no último lance do jogo por nos dar a vitória frente ao FC Vizela. É também, e muito, fora dos relvados que o Clube demonstra estar pujante e virado para o futuro.

Sabendo-se que a perfeição não existe, também é verdade que ninguém, nem os menos optimistas, ou que são críticos à actual gestão − facto que é perfeitamente legítimo numa Instituição que prima pela democracia e pela pluralidade de opiniões, poderão passar ao lado dos feitos que constituíram a venda da totalidade das Gamebox, como ainda com o verdadeiro tiro no porta aviões − em linguagem de batalha naval, que constituiu do ponto de vista do marketing a venda de milhares de camisolas, não só em Portugal mas um pouco pelo Mundo, do terceiro equipamento referente à época de 2023/2024, com a associação do nome de Cristiano Ronaldo a esse jersey a ser determinante para o sucesso do Clube e da Nike, a marca oficial que equipa o Sporting CP, entre vários outros "tubarões" do futebol mundial.

Ouço, desde há muitos anos, que os Sportinguistas são os melhores adeptos do Mundo. E que melhor exemplo haveria de existir para qualificar e quantificar esse facto, do que depois de uma temporada em que não passámos de um modesto quarto lugar e de não termos conseguido a conquista de nenhum troféu, do que fazer esgotar as cerca de trinta mil Gamebox que foram colocadas à venda. É, pois, elucidativo da grandeza do nosso Clube. De um Clube que nasceu deliberadamente para ser grande, e que com este incentivo extra de fora para dentro, dando o mote, que o acreditar e estar ao lado dos nossos jogadores, pode ser factor decisivo. Quando é preciso dizer presente, os Sportinguistas estão lá...sempre. 

Também na área do marketing o sucesso é uma verdadeira e incontornável realidade. A camisola que tem o cunho de Cristiano Ronaldo demonstrou ser um verdadeiro 'boom' de vendas tanto na Loja Verde como no site da Nike, batendo verdadeiros recordes. Somos, pois, um clube que além de ter a possibilidade de "usar" o nome do melhor jogador de todos os tempos, porque garbosamente fomos o clube que o formou, somos ainda, decididamente, um clube virado para o futuro, que não descura o presente. E todos sabemos que no Sporting nada é estanque. Basta entrar no renovado e definitivamente verde, Estádio José Alvalade, para o aferir. Está cada vez mais bonito e sobretudo funcional.

Agora, o futuro é já amanhã. E passa por ganhar ao Casa Pia AC, num estádio de Rio Maior que estará pintado a verde-e-branco. 

PS - Que bonito foi ver o reconhecimento dos Sportinguistas a Carlos Lopes. Antes do jogo, quando o speaker anunciou a presença do campeão dos campeões na tribuna presidencial, o estádio irrompeu num aplauso vibrante e até com foros de emocionante. Eram várias as gerações presentes, mas apesar de terem passado 39 anos da primeira medalha de ouro do desporto português nos Jogos Olímpicos, a prova de que a história não se apaga ficou bem latente. Obrigado, Carlos Lopes!