Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Tremores de terra

Por Tito Arantes Fontes
24 Ago, 2023

Na sexta-feira à noite o futebol português foi submergido por um “terramoto” de enormes proporções… é que ao que parece o Sporting CP terá sido beneficiado por uma decisão da equipe de arbitragem! Como? Vi e ouvi bem? Foi mesmo assim? O Sporting CP beneficiado… por uma vez na vida?

Vejamos melhor. O Sporting CP, aos três minutos de jogo, marca um excelente golo, após jogada de envolvimento colectivo, na qual a bola viajou de Paulinho para Gyökeres, deste para Esgaio, que centrou com “peso, conta e medida” para um soberbo “remate de primeira” de Paulinho a carimbar o primeiro golo! Em qualquer parte do mundo tudo isto teria sido salientado. Mas em Portugal não vi uma palavra a enaltecer a qualidade desta jogada. Isso sim, vi a inacreditável “senha persecutória” de vasta comunicação social, uns a soldo, outros quais “idiotas úteis”, a bramir que houve um fora de jogo do marcador do golo provocado pela biqueira da sua bota… curiosamente branca, porque pura… a infringir a “linha limite” por uns pecaminosos nove centímetros! Hélas! Estava encontrado o mote para o que se seguiu… crucificar o VAR! E por tabela o beneficiado por tão clamoroso erro… o Sporting CP!

Sintomaticamente pouco vi salientar a péssima exibição, de fio a pavio, no decurso do jogo todo, do árbitro Nuno Almeida… foi mesmo das piores exibições que o vi fazer! Começou logo no primeiro minuto… é um “amarelo alaranjado” (no mínimo!) ao homem do Casa Pia por grotesca entrada de sola no Esgaio! Contudo, sua excelência entendeu nada dizer quanto a estes “costumes”… nem falta, nem punição disciplinar quando o jogo foi interrompido (no caso de não querer beneficiar o infractor Casa Pia AC). E depois foi um desfilar constante de asneiras e más decisões… máxime no claríssimo penálti sobre o Edwards aos 38 minutos! Os lances mal avaliados, decididos e apitados nesse jogo são aos magotes… todos com um “denominador comum”, qual seja o prejuízo do Sporting CP! Basta ler e ouvir as colunas e momentos de opinião dos especialistas de arbitragem do nosso futebol… todos unânimes a salientar os erros grosseiros e de todo o tipo de Nuno Almeida e da sua equipe de arbitragem! Mas isso, porque infelizmente “normal” no prejuízo constante do Sporting CP, ainda assim pouco destaque mereceu na generalidade da comunicação social… que voluntária e conscientemente se deixou submergir pelo tal erro do VAR (e do AVAR… e do fiscal de linha… e do próprio árbitro!)… capciosamente passando desse modo a mensagem do Sporting CP ter sido beneficiado no jogo! Nada de mais errado! Nada de mais falso! Nada de mais injusto!

Curiosamente este VAR (Hugo Miguel) é o mesmo que no final do campeonato passado beneficiou escandalosamente o nosso rival da Segunda Circular quando - no jogo em Alvalade - não assinalou um evidente fora de jogo do SLB no lance do segundo golo encarnado, já no fim do jogo (período de descontos). Estamos a falar também de um lance de fora de jogo… lance que, como já vimos por aí escrito, é o típico para intervenção do VAR… e nesse caso por bem mais de nove centímetros… pois, mas a polémica não se instalou! Porquê? Porque o prejudicado era o de sempre… o Sporting CP! E o beneficiado um dos do costume… um dos dois “clubes do regime”! Por isso não foi notícia! Por isso tudo foi tratado como “normal” apesar da errada “anormalidade” da decisão do VAR nesse jogo!

Ou seja, carpir agora pelo Hugo Miguel na sua função de VAR só revela patentemente a profunda hipocrisia em que vive o futebol português! Podem-se beneficiar os clubes do “poder bicolor” e isso até é entendido e percepcionado como “normal”, mas… ai, credo… se for o Sporting CP… pois, cai mesmo o “Carmo e a Trindade”… e temos um “terramoto”, seguido de fortíssimo “tsunami” comunicacional! E tanto assim foi que houve até quem fosse por esta questão ao Governo… ridículo e - se não fosse triste - até hilariante!

Nota ainda para o facto do Conselho de Arbitragem ter entendido dar inédito “sinal de vida” e logo no final do jogo com o Casa Pia ter emitido um comunicado a decretar que havia fora de jogo não assinalado no primeiro golo do Sporting CP, informando que, por isso, o VAR ficava imediatamente suspenso de funções. Tomamos nota. E exigimos idêntico comportamento e celeridade quando o Sporting CP for prejudicado (como seguramente irá suceder) e/ou quando outros sejam beneficiados por decisões de arbitragem… e fazemos votos para que o Conselho de Arbitragem não tenha medo e, por isso, não se limite aos “lances de fora de jogo de VAR”! Assuma-se e aponte de modo célere os erros de arbitragem, mas todos! Sempre queremos ver é quando isso sucederá… e com quem…

Noutro registo, mais divertido, de sublinhar que “tremores de terra” acontecem também, como foi noticiado, quando o SCP marca golos… assim sucedeu com os festejos dos leões nos golos da primeira jornada do Campeonato! Gyökeres e Paulinho fizeram estremecer o chão! É a força do SCP… vem das entranhas do nosso ser… sempre e ATÉ MORRER!!!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

P.S. 1 -  Erick, a tua recente entrevista no Record transborda sportinguismo por todos os lados! Boa sorte! Estaremos sempre à tua espera, Campeão!

P.S. 2 - CR7… são 20 anos de Selecção! Tantos que se recusam e abandonam… e tu, sempre tu, a defender “no duro” as cores de Portugal! Exemplar!