Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Conselho de Arbitragem... Porquê???

Por Tito Arantes Fontes
31 Ago, 2023

Neste último fim de semana teve lugar a terceira jornada do Campeonato Nacional, a primeira depois da peregrina ideia do Conselho de Arbitragem em se pronunciar, logo após o fim do jogo do Sporting CP com o Casa Pia AC da segunda jornada, sobre questões de arbitragem… e - na altura - o Conselho de Arbitragem falou… e não, não foi para dizer que o penálti sobre o Edwards era manifestamente evidente, mas - isso sim - para selectivamente apontar o dedo a outro erro da equipe de arbitragem, o único em todo o jogo que beneficiou o Sporting CP, ao colocar mal as “linhas de fora de jogo” e, com isso, validar o nosso primeiro golo.

Pois, assim sendo, havia especial expectativa para ver como iria actuar o Conselho de Arbitragem nesta jornada. Teria oportunidade para falar? Haveria lances para esse efeito? E - se sim - falaria logo após qualquer um dos jogos da mesma? Iria apontar outros erros das arbitragens? Ou iria estar calado? Com razão ou sem razão?

Aconteceu o pior! O Conselho de Arbitragem ficou calado todo o fim de semana… e houve tantos lances mal decididos… tantos lances que beneficiaram os nossos competidores directos… tanta “matéria prima” para se exibir, para dar mais um “ar da sua graça”… tanta coisa para dizer… tanta matéria para comunicar… para apontar! E foram passando as horas… os dias… e nada, o Conselho de Arbitragem nada disse! Ficou mesmo caladinho perante a enxurrada de material para se pronunciar… entupiu, corado de vergonha! Soterrado nas suas contradições,  entupiu! E quanto a suspensões de funções “sine die”… de um ou mais membros das equipes de arbitragem… pois nada também, zero absoluto!

Como - e bem! - aponta o comunicado que o Sporting CP divulgou nesta última terça-feira, o Conselho de Arbitragem, com este seu silêncio, constituiu-se como uma dolorosa desilusão! Infelizmente nada que nos espante! E nada que não estivéssemos mesmo à espera!

E - como já salientámos - tanto que o Conselho de Arbitragem tinha para apontar… para sublinhar… e para punir! Ora atentemos, só a título de exemplo, neste ramalhete de lances: - desde os insultos do Rafa ao árbitro passando pelo (suave) penálti assinalado sobre o João Mário, desde o penálti (sem imagem concludente) a favor do FCP por falta sobre o Gonçalo Borges… (e com estes dois lances de penálti bem mais escandalosa fica a não marcação de penálti para o Sporting na jornada anterior por falta sobre o Edwards!)… até à inenarrável absolvição que mereceu Eustáquio (e por tabela o FCP), que conseguiu o feito de terminar o jogo de Vila do Conde sem nenhum amarelo… quando logo aos sete minutos de jogo já devia estar na rua… expulso e bem expulso, pelas brutais agressões que perpetrou aos três e aos sete minutos, as duas vistas pelo árbitro (pois - estando bem colocado e a poucos metros de distância - assinalou as respectivas faltas) e as duas sem nenhuma punição disciplinar! Qualquer delas merecedora de cartão amarelo, sendo que a segunda é mesmo para encarnado directo!

Perante tudo isto, este chorrilho de más decisões - das quais só saliento algumas - o Conselho de Arbitragem ficou calado… e as mesmas nos casos concretos beneficiaram objectivamente os nossos principais adversários, a saber… os mesmos do costume… SLB e FCP! Porquê, então, este silêncio sepulcral, Conselho de Arbitragem? Porquê? Nem quero efabular sobre teses que já por aí vi serem construídas defendendo que o “erro de VAR”, máxime na colocação das “linhas” para fora de jogo, é mais “factual” e menos sujeito a “interpretações”… mas que tese mais peregrina essa! Como se não fosse “objectiva e factual” a falta sobre o Edwards no jogo com o Casa Pia AC… ou a agressão do Eustáquio ao jogador do Rio Ave, nesta segunda feira! Erro é erro! Qualquer que ele seja! Seja de “linhas”, seja de agressão, seja de penálti! Ou de qualquer outro tipo, erro é erro! Seja do árbitro ou de qualquer outro membro da equipe de arbitragem, incluindo do VAR ou AVAR! Erro é erro!

Terminando, um recado mais para o Conselho de Arbitragem… a “Caixa de Pandora” foi aberta…por exclusiva iniciativa deste mesmo Conselho! E assim sendo, como é, nós, Sportinguistas, exigimos que o Conselho de Arbitragem seja coerente e consequente com os seus critérios, bem como com os momentos que define quanto à oportunidade das suas intervenções. Não pode ser de outra maneira! Estaremos vigilantes! Estaremos alerta! A pouca vergonha não passará!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

P.S. 1 - Jovane já está em Itália, para continuar a sua carreira. Boa sorte, Campeão! Serás sempre um dos nossos!

P.S. 2 - Chegou Fresneda! Contamos contigo! Fizeste a melhor escolha da tua carreira! Bem vindo!

P.S. 3 - E não falei do nosso jogo com o FC Famalicão… boa vitória, num jogo que se foi complicando, mas Paulinho é “outro” (enquanto Gyökeres “aprende” como é em Portugal)… e péssima actuação de André Narciso, sobretudo na primeira parte!