LIDERANÇA... no FUTEBOL e na SUSTENTABILIDADE!
09 Nov, 2023
No domingo à noite cumprimos o nosso jogo da décima jornada do Campeonato Nacional, contra o novo primodivisionário CF Estrela da Amadora. Foi um óptimo jogo! Uma grande vitória do nosso SPORTING CP! Não por ser sobre o Estrela, pois isso seria o normal e era o expectável, mas − isso sim − pelo modo como foi obtida. Com raça, com garra, com empenho, com vontade... e com bom futebol, muito bom futebol mesmo! No final da primeira parte estávamos a ganhar por 1-0, consequência de uma excelente iniciativa de Gyökeres que cruzou "com açúcar" para a entrada da área, onde apareceu Daniel Bragança para marcar um golo de belo efeito, todo ele num pontapé cheio de intencionalidade! Depois, na segunda parte, cometemos alguns erros defensivos... penálti por mão do Coates e pouco depois jogada de ataque do Estrela a aproveitar as costas da nossa defesa e lá surgiu o remate da cambalhota no resultado a favor do Estrela. Rúben Amorim percebeu bem o momento porque passava a equipa e entendeu fazer alterações na defesa, desde logo com a entrada de Gonçalo Inácio e de St. Juste. Ficávamos com uma defesa mais rápida. E com outros cambiantes que poderiam ser úteis no desenrolar do jogo. Certo é que o SPORTING CP não se enervou, antes se empenhou, mais e mais. E fê-lo com qualidade. Quando assim é... pois, podem sobressair as individualidades... e foi o que aconteceu com uma extraordinária arrancada do Edwards, fintando tudo e todos, entrando "furioso" na área adversária e fuzilando portentoso para o fundo das redes! Estava feito o empate! Novo assalto e − novamente dos pés de Edwards − centro milimétrico para o coração da área, onde apareceu Paulinho a cabecear de "cima para baixo", como mandam as regras, e a marcar o terceiro golo do SPORTING! Alegria total nas bancadas, que rejubilaram em festejos monumentais! Festejos de esperança e de tributo ao arreganho e bom futebol que a equipa apresentou! Até final mais algumas chances de golo, que − por isto ou aquilo − não foram concretizadas. Estava, de todo o modo, feito o mais importante, a conquista dos "três pontos"! Foi uma "bela joga"!
A arbitragem esteve a cargo de André Narciso, com Fábio Melo no VAR. Emblemático o lance na fase inicial da partida sobre a descarada e evidente mão na cara de Daniel Bragança em plena grande área! Um penálti de compêndio! Indiscutível e impossível de não ser assinalado. Mas André Narciso, mal colocado, optou por não marcar... e o VAR seguiu-lhe incompreensivelmente as pisadas... e também nada disse, nada assinalou! Alguns comentadores − e bem! − apontaram o erro do árbitro. Outros, com o já nosso velho e conhecido Duarte Gomes à cabeça, entretiveram-se a tentar encontrar justificações para desdizer o óbvio... ou seja, para defenderem que o lance não foi mesmo merecedor de penálti! Enfim, vindo de onde veio estranho só seria se tivesse sido outra a opinião. Sabemos bem para que serve a "cátedra" e o "ar professoral" desses "sábios da bola". Penosamente ridículo foi mesmo o esforço que fizeram para justificar que em Chaves − com arbitragem de Hélder Malheiro − a mão na cara do João Neves era penálti e em Alvalade a mão na cara de Daniel Bragança não era. Ficou-me uma dúvida depois de tanto que li... a altura do jogador influencia a análise que fizeram? É que jogadores mais baixos têm a cara num nível mais baixo... logo um normal braço no peito pode, nesses casos, passar para mão na cara... fica a "dica", olhemos para o futebol de modo mais adulto, mais sério! A bem − se é que isso lhes interessa − da Verdade Desportiva!
Próximo domingo vamos à Luz defender a nossa liderança isolada no Campeonato. Temos três pontos de avanço sobre o segundo classificado... e queremos "cavar" esse fosso... queremos mesmo passar para seis pontos! Força, Leões! Somos milhões a ajudar!
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!
P.S - Especialíssima nota sobre o Relatório de Sustentabilidade esta semana divulgado pelo nosso Clube. Um orgulho! Mais um! Estamos claramente na "linha da frente" das melhores práticas nesta área. De salientar o número de quase 130.000 sócios "pagantes" (entretanto já ultrapassado, como se sabe), bem como os mais de 5.000 atletas inscritos no SPORTING! Números reveladores da nossa grandeza, números da MAIOR POTÊNCIA DESPORTIVA de PORTUGAL! Somos − como o presidente do Clube bem salienta nesse relatório − um Clube de Princípios e de Valores! Um Clube sem processos de corrupção e/ou de subornos! Um Clube com efectiva dimensão e participação social, com um envolvimento directo com a sociedade e várias instituições de solidariedade social. Somos um Clube contra o racismo, contra a xenofobia e contra a violência! E − como se não bastasse já − somos o único clube presente no Congresso Grace, que esta semana teve lugar em Lisboa e que reúne as melhores e maiores empresas que trabalham em Portugal e que têm especial e decisiva atenção a estas matérias da "sustentabilidade". Estamos mesmo na "linha da frente"... também na Sustentabilidade!