Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Invictos

Por Pedro Almeida Cabral
23 Nov, 2023

Depois da visita vitoriosa ao FC Porto, a nossa equipa de andebol atravessou a 2.ª Circular para defrontar o SL Benfica. Como no jogo anterior, a expectativa era grande. Mas íamos moralizados e muito. Havíamos ganho por 25-26 no reduto portista, com inteira justiça, interrompendo um prolongado ciclo sem triunfar em casa do FC Porto, que já durava desde 2018. Esta nova vitória perante o SL Benfica, por 29-36, demonstrou as razões de termos 12 jogos no campeonato com 12 vitórias, a que correspondem os respectivos 36 pontos. Fechamos a primeira volta da primeira fase do campeonato invictos. E isso só se deve ao andebol consistente e completo que estamos a jogar.

A primeira parte do jogo contra os benfiquistas demonstrou um Sporting Clube de Portugal interessado em manter um ritmo alto e resolver o jogo cedo. Quase sempre em vantagem, valeram as sete defesas do nosso guardião Kristensen. Ainda assim, o SL Benfica conseguiu equilibrar a partida e o intervalo chegou com o marcador em 16-18. Na segunda parte, o domínio do Sporting CP acentuou-se e a vantagem dilatou-se com naturalidade, sobretudo nos minutos finais. A sociedade dos irmãos Costa carburou e bem: foram 19 golos, onze de Kiko e oito de Martim. Kiko, como é habitual, vive até estes jogos com mais intensidade, tendo sido decisivo e matador nos seis livres de sete metros que concretizou. Salvador Salvador também se destacou com cinco golos, tal como Kristensen e Maciel, que, no conjunto, defenderam 13 remates contra a nossa baliza.

No final, Ricardo Costa, um treinador sempre com os pés na terra, fez questão de dizer o óbvio: estas vitórias não deram título nenhum e nenhum dos rivais está fora da corrida. É esta atitude de respeito pelo jogo e pelos adversários que deve caracterizar o Sporting CP. Falta ainda a segunda volta do campeonato e a segunda fase. Triunfos em casa dos rivais são sempre bons indicadores, mas há ainda muito andebol para jogar.

P.S: Na última terça-feira, esta mesma equipa de andebol continuou em senda vitoriosa, com uma vitória no Pavilhão João Rocha por 36-28 contra os húngaros do Tatabanya, a contar para a Liga Europeia. Os mais de dois golos de diferença dão vantagem no confronto directo com os magiares e permitem continuar a pensar na qualificação para a fase seguinte, para onde se apuram os dois primeiros do grupo. Continuamos em todas as frentes e é assim que tem de ser para um clube como o Sporting CP.