Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Todos somos Stromp

Por Juvenal Carvalho
23 Nov, 2023

Na passada semana foi divulgada a lista dos galardoados com o Prémio Stromp. Um ritual que ocorre desde o ano de 1963, passados estão assim no tempo seis décadas em que 1001 Sportinguistas, honrosa e garbosamente, foram distinguidos com aquele Prémio que nenhum de nós tem a ousadia de dizer que não gostava de ver o seu nome nele inscrito, e que tem como patrono Francisco Stromp, o nosso eterno associado número 3, e aquele que, entre outras frases de fervor Leonino, um dia disse: 'Não é o Sporting que se orgulha do nosso valor. Nós é que nos devemos sentir honrados de ter esta camisola vestida'. Frase que passou de geração em geração. Que se eternizou ao longo dos tempos.

O Grupo Stromp, que integra no seu seio lídimas figuras do universo Sporting e que é presidido por Tito Arantes Fontes, meu companheiro de viagem semanal neste nosso Jornal, vai pois entregar, no próximo dia 12 de Dezembro, no Hotel Sheraton, em Lisboa, mais 40 galardões a Leões que se distinguiram ao longo do ano. Que dedicaram horas, ou que ganharam troféus nacionais ou internacionais. 

É um momento que, repito, deverá fazer arrepiar o menos sensível dos Sportinguistas. Receber o "Stromp" é algo que não se apagará jamais na memória dos galardoados. Tenho diversos amigos entre eles. Sei o que sentiram e o que muitos me disseram, que é quase impossível descrever por palavras, só mesmo sentindo o momento. 

Ao longo dos tempos, quanto altruísmo feito de uma dedicação plena a juntar a um profissionalismo marcado por inúmeras conquistas, foi premiado. 

Mas isto de agradar a gregos e a troianos, como aquele velho ditado, é impossível. Também eu, porque isto de nomear pessoas é sempre tema sensível, já dei por mim a discordar de umas quantas nomeações. Não por inveja − defeito que felizmente não tenho, mas por achar que haveriam nomes mais capazes. Isto de ter o privilégio de ter uma coluna de opinião, é mesmo para dá-la com o sentimento, e esse é, só e apenas, pelo símbolo. Não por 'amiguismo', ou por outra forma qualquer.

Mas este ano, um galardão chamou-me a atenção, parabenizando desde já todos aqueles que foram premiados.

Falo do Prémio Saudade. Porque quem não tem memória, não tem história. E o Grupo Stromp tem ambas. Foi atribuído ao meu amigo Adérito Ribeiro. Um Homem e um Sportinguista dos bons. Transmontano de boa cepa, de pensamento firme e de voz grossa, que não deixava recados por dar. Pelo Sporting, tudo. Quanto dinheiro do seu bolso serviu para ajudar o Clube, sem fazer disso bandeira. Apenas porque era assim. Amava o seu/nosso Clube. Partiu recentemente e já sinto saudades das conversas com ele. Eram puras, genuínas. Feitas de Sportinguismo. Quanto com ele aprendi, até socialmente. 

Por Sportinguistas como o Sr. Adérito, que honrou como poucos a causa, é que todos somos Stromp!