Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

A sorte dá muito trabalho

Por Juvenal Carvalho
08 Mar, 2024

Desde a saída da última edição do nosso jornal, até ao momento em que vos escrevo, o Sporting Clube de Portugal tanto colectiva como individualmente, teve sucesso entre portas, mas também, e muito, além-fronteiras. Como marca identitária do nosso Clube, a obtenção de títulos mundiais e medalhas em grandes certames tem sido ao longo da História, uma imagem de marca e, sem exagero algum, até recorrente.

E durante o passado fim-de-semana mais uma vez isso aconteceu. No sábado, com Tiago Pereira a conseguir a medalha de bronze no triplo salto do Campeonato do Mundo de atletismo em pista coberta, naquilo que constituiu um feito fantástico para o nosso atleta, que nunca deixou de acreditar e no último salto, com a marca de 17,08m, conseguiu um extraordinário desiderato, enquanto no domingo foi a vez de Tiago Santos "imitar" o seu irmão André Santos e também ele conseguir revalidar o título de Campeão Mundial de kickboxing em Wako Pro. Decididamente, uma família de campeões. 

No futebol, estamos a "11 finais" do objectivo que nos norteia e que passa pela conquista do título. A próxima "final" será em Arouca. Sabemos que não será fácil, mas as coisas fáceis não são para o Sporting CP. Terá que ser − e vai ser − um Leão de mangas arregaçadas aquele que se apresentará em campo. Isso é a imagem de marca do nosso grupo de trabalho. 

Mas também nas taças, a de Portugal, e a UEFA Europa League, estamos vivos. Depois da vitória em Alvalade ante o eterno rival, partimos à frente ao "intervalo". Agora, na Luz, o lema é acreditar em repetir a boa exibição para irmos ao Jamor. 

Na UEFA Europa League o empate ante a Atalanta BC, deixa tudo em aberto. Repetir o Sporting CP que esteve em Bérgamo na fase de grupos, deixa acreditar que é perfeitamente possível. 

Nas modalidades, o maior destaque passou pela vitória no "João Rocha" na segunda-feira à noite, em mais um dérbi eterno, desta feita para a Taça de Portugal. Foi um jogo de plano inclinado, que terminou com a nossa vitória (3-2)... apenas mais uma, e desta feita sem pedidos de repetição do jogo nem desculpas esfarrapadas do "artista" do costume. 

Agora, o objectivo nesta competição, é ganhar...ou ganhar. A final eight será realizada em Sines e, com respeito pelos adversários, estamos lá para tentar levantar mais um troféu. Porque no futsal temos tido sempre uma sorte imensa. Toda ela feita de muito trabalho. Mas também é impossível passar ao lado do caminho imaculado da nossa equipa de andebol na main round da EHF European League, culminado com a fantástica vitória na Roménia, ante o CS Dinamo București (27-31). Também aqui a sorte tem dado muito trabalho.

Para o fim fica uma nota profundamente triste. A morte de Alexandre Baptista, que no passado dia 3 de Março nos deixou aos 83 anos de idade. Pessoalmente, não tive a oportunidade de o ver jogar, mas por relatos ouvidos por quem teve esse privilégio, diziam-me que fantástico jogador que ele era. Felizmente tive a oportunidade de o conhecer depois pessoalmente, quando então desempenhava o cargo de dirigente. Que grande Senhor e Leão era, que com a sua partida deixou o nosso Clube mais pobre. Que descanse em paz. "Por cada Leão que cair outro se levantará".