Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Jamor 2024… e campeonato!

Por Tito Arantes Fontes
04 Abr, 2024

Estamos numa fase crucial da temporada… como aqui escrevi na semana passada estamos no momento de ir “definindo e concretizando”, ou seja, e para, já definindo mesmo!

Taça de Portugal 1 − Carimbámos na terça-feira à noite, na Luz, uma mais que merecida passagem à final no Jamor! Sabíamos que tínhamos ganho “por poucos” o jogo da primeira mão, no José Alvalade, no já “longínquo” final de Fevereiro, com golos de Pote e de Gyökeres. Sabíamos, também por isso, que teríamos uma segunda mão difícil, no reduto adversário. Mas também sabíamos que temos uma categorizada equipa, com indiscutível valor, servida por jogadores de eleição e superiormente comandada pelo “maestro” Rúben Amorim. Tudo isso se confirmou. Jogámos de modo a sempre acreditarmos que íamos mesmo estar no Estádio Nacional, no Jamor, no dia 26 de Maio! O resto é história… chegámos à Luz, fizemos dois golos por Hjulmand (fantástico golo a passe de Gyökeres) e por Paulinho (oportuníssimo, aproveitando a sequência de uma linda trivela do Geny Catamo), estivemos sempre ou empatados ou a ganhar e sempre “por cima” no cômputo geral. No fim, ficam os risíveis “lamentos” dos que perderam, “especialidade” na qual são bem comandados pelo seu treinador, e os nossos sonoros e orgulhosos festejos por mais esta presença na grande final da Taça de Portugal!

Taça de Portugal 2 − Foi a nona vez que defrontámos os nossos “vizinhos” da Segunda Circular nas meias-finais da “Prova Rainha”. E foi a sétima vez que saímos vencedores, a quinta consecutiva, sendo que no século XXI − e já lá vão três vezes − ganhámos sempre! Mais, há já 65 anos (!) que não somos eliminados nesta fase da prova pelo SL Benfica. É obra! E é História! E é também o corolário do sólido, consistente e avassalador poderio do Sporting CP nesta fase desta prova! Estamos, assim, cinco anos depois da fantástica vitória na final da Taça de 2019 (obrigado, Bruno Fernandes! Obrigado, capitão Coates, o único repetente!), contra o FC Porto, de volta ao Jamor! É hora − ainda sem saber quem será o nosso adversário − de iniciar preparativos para esse grande dia no final do próximo mês de Maio! Todos ao Jamor!

Campeonato Nacional 1 − Cumprimos na sexta-feira passada mais uma jornada, a 27.ª, desta feita jogando contra o CF Estrela da Amadora, no “velhinho” Estádio José Gomes, na Reboleira. Estádio cheio para receber o Sporting CP, dia de festa rija naquelas bandas, conforme pude “in loco” confirmar. Eu e mais quase sete mil sportinguistas que aí nos deslocámos. Começámos a perder (um “mau hábito” que agora temos e que deveremos debelar quanto antes, até para zelar pela cardiologia das nossas gentes Sportinguistas!), mas − tomando conta do jogo − ainda na primeira parte fizemos a “cambalhota” no marcador, com golos de Paulinho e de Nuno Santos, ambos na sequência de valorosas intervenções do endiabrado Trincão, que está − honra lhe seja feita! − um “senhor jogador”! Conquistámos, assim, os essenciais “três pontos” e continuamos na liderança isolada do Campeonato, ainda que tenhamos menos um jogo (que só “recuperaremos” em meados deste mês de Abril).

Campeonato Nacional 2 − No próximo sábado à noite temos mais um grande jogo, o Sporting CP outra vez contra o SL Benfica, desta feita para a 28.ª jornada do Campeonato. Uma vitória das nossas cores e pode ser um passo decisivo para a conquista do nosso desejado título de Campeão… o 24.º! Sim, o 24.º da nossa História! Força, Leões! Nós confiamos em vocês! Até morrer!

Arbitragem − Nem é tanto pelo que se tem passado nos nossos últimos jogos, mas causticar o Chaves com penáltis inexistentes e “oito amarelos” em onze faltas, como escandalosamente sucedeu na Luz, deve preocupar quem manda na arbitragem nacional! Bem como, a meia-hora final do jogo do FC Porto no Estoril deve servir de exemplo dos nefastos caminhos para onde nos pode levar o laxismo e o compactuar com situações inaceitáveis (como, por exemplo, são os comportamentos do Francisco Conceição, o “novel” internacional português, que − até pelo seu novo “estatuto” − não pode continuar com demonstrações desse tipo!). Quanto a nós… pois, aguardemos pelo jogo deste sábado, bem sabendo que neste momento em que escrevo ainda não sabemos quem “apita” … esperemos, isso sim, que essa equipa de arbitragem a designar esteja à altura do acontecimento!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!