Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Semana de emoções

Por Mafalda Barbosa
04 Abr, 2024

Editorial da edição n.º 3970 do Jornal Sporting

(e·mo·ção)

Sensação física e emocional provocada por um estímulo: sentimento ou acontecimento.

A génese da palavra está no latim, ex movere, que significa "mover para fora" ou "afastar-se". Esse significado demonstra a reacção natural às emoções.

Porém, Robert Plutchik, psicólogo norte-americano, defendia que o ser humano tem oito emoções: confiança, alegria, tristeza, medo, raiva, surpresa, aversão e antecipação. Paul Ekman, também ele psicólogo americano e pioneiro no estudo das emoções, dizia serem seis as básicas: alegria, tristeza, medo, surpresa, desgosto e ira.

Até hoje, não se conhece uma definição exacta do conceito de emoção ou de quantas emoções existem.

Sabe-se apenas que o ser humano é capaz de vivenciar inúmeras emoções, principalmente porque cada pessoa pode sentir as emoções de uma forma diferente ou mesmo uma mistura de várias.

Esta semana foi, sem dúvida, uma semana de emoções e conquistas no universo Sportinguista: acesso da equipa principal de futebol à final da Taça de Portugal; medalha de ouro para Jorge Fonseca e bronze para João Fernando, no Grand Slam de Antalya e vitória de Teresa Bonvalot no Caparica Surf Fest, última etapa do circuito europeu da World Surf League.

Como diria Fernando Pessoa: “O pensamento, poderoso como é, nada pode contra a rebeldia da emoção. Não podemos não sentir”.

Parabéns às equipas e atletas do Sporting Clube de Portugal!